De quem é a responsabilidade pela logística reversa?
Índice
- De quem é a responsabilidade pela logística reversa?
- Quais os setores obrigados a fazer a logística reversa?
- O que é a chamada logística reversa?
- Como a empresa pode comprovar que faz a logística reversa dos seus resíduos?
- Qual é a principal característica da logística reversa?
- Quais os setores são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa?
- Quais as vantagens de trabalhar com a logística reversa?
- O que é a logística reversa é quem deve se preocupar com ela?
- Onde a logística reversa atua?
- Qual a relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa?
- Qual a obrigação da logística reversa?
- Quais são as melhores soluções de logística reversa?
- Por que a Companhia Ambiental do estado de São Paulo regulamenta a logística reversa?
De quem é a responsabilidade pela logística reversa?
O sistema de logística reversa é um dos pontos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Está ligado diretamente ao princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, comerciantes, consumidores e poder público.
Quais os setores obrigados a fazer a logística reversa?
Empresas obrigadas a fazer logística reversa de seus resíduos
- · Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
- · Pilhas e baterias;
- · Pneus;
- · Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- · Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- · Produtos eletrônicos e seus componentes;
O que é a chamada logística reversa?
A Logística Reversa também conhecida pelo Logística Inversa, é uma área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, onde se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada com o intuito de colaborar para a preservação ambiental.
Como a empresa pode comprovar que faz a logística reversa dos seus resíduos?
Para tanto, as certificadoras possuem o desafio de comprovar o processo de reciclagem e, no geral, existem três mecanismos para realizar a logística reversa. São eles: os Pontos de Entrega Voluntário (PEV's), Compensação Ambiental e Doação.
Qual é a principal característica da logística reversa?
A logística reversa trata do fluxo de retorno de materiais produzidos, estocados e consumidos pelos clientes consumidores. Esse fluxo de retorno, também chamado de fluxo reverso, podem ser materiais enviados para reciclagem, embalagens para serem reaproveitadas, materiais com excesso em estoque ou avariados.
Quais os setores são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa?
De forma mais ampla, tanto a lei federal, como a municipal, trouxe a exigência de implementação da logística para uma gama diversa de produtos, ao definir que seus fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes “são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos ...
Quais as vantagens de trabalhar com a logística reversa?
O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima.
O que é a logística reversa é quem deve se preocupar com ela?
A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. ... Existem produtos sabidamente prejudiciais à natureza, que impactam, inclusive, a saúde e a qualidade de vida do ser humano.
Onde a logística reversa atua?
A Logística Reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Esse conceito foi reforçado com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010).
Qual a relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa?
- Curtiu este post? A relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa foi definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.
Qual a obrigação da logística reversa?
- A lei ambiental sobre a obrigação da logística reversa, principalmente regida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), diz sobre a obrigação da logística reversa para uma gama de produtos. Desde embalagens de bebidas até óleos lubrificantes usados e contaminados, passando por pneus inservíveis e outros produtos.
Quais são as melhores soluções de logística reversa?
- Descubra qual as melhores soluções de logística reversa para a sua empresa. A implantação da logística reversa já é lei para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de certos produtos. Para cumprir a lei, são feitos acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.
Por que a Companhia Ambiental do estado de São Paulo regulamenta a logística reversa?
- Em São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) regulamentou que a partir de outubro de 2018 para as organizações obterem a licença ambiental terão a obrigatoriedade de implantaram o sistema de logística reversa.