O que é rachadura na diagonal?
Índice
- O que é rachadura na diagonal?
- Como saber se a rachadura e estrutural?
- Qual tipo de rachadura na parede e perigosa?
- O que faz a parede rachar?
- É normal a laje rachar?
- O que são trincas e fissuras?
- Como identificar problema estrutural?
- Qual diferença entre fissura e rachaduras?
- O que fazer com rachaduras na parede?
- Como se preocupar quando você encontrar uma rachadura na parede?
- Qual a origem da rachadura na superfície?
- Quais são as rachaduras?
- Por que a rachadura pode aparecer em casa?

O que é rachadura na diagonal?
As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso. ... Saia de casa e chame com urgência um engenheiro ou a Defesa Civil da sua cidade para avaliar a gravidade do problema.
Como saber se a rachadura e estrutural?
Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga.
Qual tipo de rachadura na parede e perigosa?
Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.
O que faz a parede rachar?
Uma rachadura estrutural é produzida pelo choque entre variações de pressão na estrutura, por movimentos na base ou por assentamentos naturais da mesma edificação. Também podem surgir por absorção e retenção de umidade, por má qualidade dos materiais de união, como cimento e gessos, etc.
É normal a laje rachar?
Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.
O que são trincas e fissuras?
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.
Como identificar problema estrutural?
5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais
- Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
- Mofo e bolores. ...
- Paredes descascadas e com bolhas. ...
- Descolamento do revestimento. ...
- Falhas de concretagem.
Qual diferença entre fissura e rachaduras?
Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.
O que fazer com rachaduras na parede?
Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:
- Abrir a trinca/fenda em formato V;
- Preencher o vão com um vedante acrílico;
- Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
- Aplicar o reboco e massa corrida.
Como se preocupar quando você encontrar uma rachadura na parede?
- É importante se preocupar e ficar atento quando você encontrar uma rachadura, trinca ou fissura na parede.
Qual a origem da rachadura na superfície?
- Por isso é o elemento afetado diretamente por esses agentes e, então, a primeira camada que sofre rachadura. Ao observar uma rachadura na superfície é importante detectar sua origem, que pode ser de algum dano mais profundo e pode dizer diretamente sobre o material que é usado.
Quais são as rachaduras?
- As rachaduras têm aberturas maiores, mais profundas e acentuadas. Às vezes você vê ou sente entrar luz, água ou vento por suas frestas. Não importa o nome que você dê, o importante é ficar atento à gravidade do problema.
Por que a rachadura pode aparecer em casa?
- Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.