O que fazer quando se detecta um problema congênito?
Índice
- O que fazer quando se detecta um problema congênito?
- Quais são os tipos de defeitos congênitos?
- Como o ambiente pode interferir nos defeitos congênitos humano?
- Quais são as anomalias congênitas mais importantes?
- Como saber se o feto tem problema de coração?
- O que causa malformação no BB?
- Como os defeitos congênitos podem ser classificados?
- O que é doença congênita exemplos?
- Quais fatores interferem na ação dos agentes teratogênicos?
- O que são malformações congênitas e as principais causas?
- Por que essas células são progenitoras?
- Será que a célula-filha vai continuar o seu desenvolvimento?
- Qual a diferença entre células progenitoras e células-tronco?
- Quais são as células progenitoras neurais?

O que fazer quando se detecta um problema congênito?
Tratamento de defeitos congênitos Uma cirurgia pode corrigir ou ajudar no caso de alguns defeitos congênitos. É possível utilizar medicamentos e cirurgia para controlar os sintomas causados por outros defeitos.
Quais são os tipos de defeitos congênitos?
Os defeitos congênitos podem ser classificados de acordo com o seu tipo:
- Anomalia estrutural: Síndrome de Down, Defeito na formação do tubo neural, alterações cardíacas;
- Infecções congênitas: Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis ou clamídia, toxoplasmose, rubéola;
- Consumo de álcool: Síndrome alcoólica fetal.
Como o ambiente pode interferir nos defeitos congênitos humano?
Dentre os principais fatores de exposição ambiental na gestação que estão envolvidos com as anomalias congênitas, podemos destacar: exposição à radiação; infecções no período gestacional; exposição a agentes químicos e/ou farmacêuticas como drogas, álcool e tabaco; influências hormonais; deficiências nutricionais; ...
Quais são as anomalias congênitas mais importantes?
Dentre as anomalias congênitas mais comuns, encontram-se: as cardiopatias congênitas, que são alterações na estrutura ou função do coração; os defeitos de membros, como membros ausentes, supranumerários ou com desenvolvimento alterado; os defeitos de tubo neural, que se relacionam a uma falha no fechamento adequado do ...
Como saber se o feto tem problema de coração?
As cardiopatias congênitas podem ser detectadas ainda na vida fetal. Durante a gestação, alguns exames facilitam a detecção da doença. Os exames de ultrassom morfológico, realizados rotineiramente nos primeiro e segundo trimestres gestacionais, fazem o rastreamento da má formação no coração da criança.
O que causa malformação no BB?
O que causa malformação? Ejzenbaum afirma que a malformação de um feto pode ser por erro genético, uso de medicações durante a gestação, ou da própria embriogênese (gênese do bebê). “É quando a formação do feto não evolui da maneira esperada, seja por falta de vitaminas, de ácido fólico.
Como os defeitos congênitos podem ser classificados?
Eles podem ser classificados quanto à patogenia em: malformação, deformação, disrupção e displasia. Podem ainda se apresentar como defeitos únicos/isolados ou anomalias congênitas múltiplas.
O que é doença congênita exemplos?
Existem também as doenças congênitas, elas podem ser hereditárias, mas não necessariamente. As congênitas são aquelas adquiridas ainda dentro do útero ou logo após o nascimento. Elas podem ter diversas causas, como é o caso dos transtornos no desenvolvimento embrionário. Um exemplo é a Síndrome de Down.
Quais fatores interferem na ação dos agentes teratogênicos?
A ação de um agente teratogênico sobre o embrião ou feto em desenvolvimento depende de diversos fatores, destacando-se: (1) estágio de desenvolvimento do concepto, (2) relação entre dose e efeito, (3) genótipo materno-fetal, e (4) mecanismo patogênico específico de cada agente (Wilson, 1977).
O que são malformações congênitas e as principais causas?
As anomalias congênitas (AC) podem ser definidas como todas as alterações funcionais ou estruturais do desenvolvimento fetal cuja origem ocorre antes do nascimento, possuindo causas genéticas, ambientais ou desconhecidas, mesmo que essa anomalia se manifeste anos após o nascimento.
Por que essas células são progenitoras?
- Por sua vez, essas células também são progenitoras, ou seja, célula progenitora linfoide e célula progenitora mieloide. Mas, possuem o que pode ser chamado de uni ou bi potência, diferente das suas originárias.
Será que a célula-filha vai continuar o seu desenvolvimento?
- A célula-filha que vai continuar o seu desenvolvimento recebe o nome de célula progenitora sanguínea e terá pluripotência limitada, pois pode originar apenas células sanguíneas.
Qual a diferença entre células progenitoras e células-tronco?
- Muitas vezes as células progenitoras são chamadas de células-tronco, pois ambos os conceitos estão ainda em desenvolvimento. Todavia, é preciso considerar a diferença entre os níveis de especialização e a capacidade de gerar um número maior de linhagens celulares dos dois tipos.
Quais são as células progenitoras neurais?
- Células progenitoras neurais. As células progenitoras neurais, também chamadas de neuroprogenitores, são derivadas das células-tronco neurais. Ambas são responsáveis pelo desenvolvimento dos neurônios, astrócitos e oligodendrócitos. Elas participam da formação e amadurecimento do sistema neural na fase fatal e após o nascimento.