Como é uma consulta psicopedagógica?
Índice
- Como é uma consulta psicopedagógica?
- O que fazer na primeira consulta psicopedagógica?
- Quanto é uma consulta com psicopedagoga?
- O que é o atendimento psicopedagógico?
- Como iniciar um atendimento psicopedagógico?
- Como se faz uma avaliação psicopedagógica?
- Qual o objetivo do psicopedagogo?
- Quem é o psicopedagogo?
- Como funciona a Psicopedagogia Clínica?
- Como iniciar o diagnóstico psicopedagógico?
- Qual o trabalho realizado pelo psicopedagogo?

Como é uma consulta psicopedagógica?
O psicopedagogo conversa com os responsáveis pela criança em uma consulta individual. É neste momento que devem relatar preocupações e observações em relação ao filho. Caso a escola tenha chegado a contatar os pais sobre a dificuldade de aprender do mesmo, essa informação também deve ser repassada ao profissional.
O que fazer na primeira consulta psicopedagógica?
Se você vai fazer uma avaliação é importante entender que a avaliação é um processo de investigação....COMO SE PREPARAR PARA SEU PRIMEIRO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO
- Prepare-se para acolher e para ouvir. As pessoas que te procuram têm um problema, uma dor. ...
- Pesquise antes. ...
- Comporte-se como um detetive.
Quanto é uma consulta com psicopedagoga?
Os psicopedagogos profissionais costumam fixar seus preços entre R$ 40 a R$ 80/sessão, porém, também podem avaliar por pessoa dependendo do tipo de consulta.
O que é o atendimento psicopedagógico?
O atendimento psicopedagógico constitui-se num serviço de apoio aos estudantes com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).
Como iniciar um atendimento psicopedagógico?
Na maioria dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico (1ª sessão) inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Também é frequente que o profissional atenda os pais e o individuo a ser acompanhado.
Como se faz uma avaliação psicopedagógica?
A Avaliação é feita por um Psicopedagogo Clínico, que para sua análise utiliza os seguintes recursos: entrevista com professor (quando for o caso), entrevista com pais (quando criança ou adolescente), sessões com o paciente onde acontecerão sessões de conversas livres e entrevistas estruturadas e aplicação de testes ...
Qual o objetivo do psicopedagogo?
[...] a Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal a investigação da etiologia e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos, buscando a compreensão do processo de aprendizagem e suas fraturas, a partir do contexto desse e de todas as variáveis que intervêm neste processo.
Quem é o psicopedagogo?
- O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem. Seus atendimentos institucionais, ou seja, em instituições de ensino visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o trabalho da instituição.
Como funciona a Psicopedagogia Clínica?
- A psicopedagogia clínica, por outro lado, trabalha de forma terapêutica e visa curar as dificuldades identificadas. Nas organizações, os psicopedagogos atuam juntamente com gestores e alunos, com o intuito de criar ambientes favoráveis ao aprendizado e prevenir possíveis barreiras que dificultem o desenvolvimento dos educandos.
Como iniciar o diagnóstico psicopedagógico?
- Na maioria dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico (1ª sessão) inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Também é frequente que o profissional atenda os pais e o individuo a ser acompanhado. Nesse caso, além de uma breve entrevista com os responsáveis, deverá acontecer um breve diálogo com o (a) suposto (a) ...
Qual o trabalho realizado pelo psicopedagogo?
- O trabalho realizado pelo psicopedagogo envolve a família, questões afetivas e emocionais, a instituição escolar, a sociedade a sua volta, o ambiente que vive e tudo que cerca e faz parte da sua vida e história. Atualmente é muito complicado padronizar a quantidade de sessões. São muitos os psicopedagogos que fazem essa padronização.