adplus-dvertising

O que vem ocorrendo com o extrativismo?

Índice

O que vem ocorrendo com o extrativismo?

O que vem ocorrendo com o extrativismo?

Este extrativismo provoca desequilíbrio no ecossistema e impactos por vezes irreversíveis, como o assoreamento de rios e lagos, deterioração do ambiente, destruição das margens dos rios, contaminação da fauna, destruição da cobertura vegetal etc.

Qual é a importância do extrativismo na Amazônia?

Depois do assassinato, em 22 de dezembro de 1988, do líder sindical Chico Mendes (nascido em 1944), o extrativismo vegetal passou a ser considerado como a grande ideia ambiental brasileira para conter os desmatamentos e queimadas na Amazônia e em outras partes do mundo tropical.

Qual a importância do extrativismo vegetal para a região amazônica?

Palmeiras típicas da região amazônica fornecem Açaí e Palmito que abastecem o mercado interno e servem ainda para exportação, já que dessas árvores se aproveita praticamente tudo. O látex já teve importância bem maior em seu extrativismo para o Brasil.

Quais os tipos de extrativismo que temos explique cada um deles?

A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: extração vegetal, extração animal e extração mineral. A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência.

Qual a principal característica do extrativismo?

  • A principal característica do extrativismo, portanto, é a ausência de interferência humana na coleta, uma vez que o homem retira da natureza apenas o que ela oferece, sem qualquer manejo para a produção ou criação de plantas, minérios e animais.

Qual a origem do extrativismo no Brasil?

  • No Brasil as atividades extrativistas têm sido uma constante, desde o período colonial quando se praticava o extrativismo da madeira e de minérios principalmente do ouro nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Como foi a ocupação da Amazônia?

  • A ocupação da Amazônia foi motivada pelo extrativismo, especialmente durante a segunda metade do século XIX, quando ao redor de 400.000 famílias vindas do Nordeste, lá se instalaram, à procura da borracha, cuja demanda crescente, nos Estados Unidos e na Europa, exigia um rápido aumento de produção.

Qual a expansão da pecuária na Amazônia?

  • Recentemente, a expansão da pecuária intensificou-se na região, acompanhando a crescente internacionalização de empresas brasileiras do setor. Entre 20, das 20,5 milhões de cabeças de gado adicionadas ao rebanho nacional, 14,5 milhões encontram-se na Amazônia10.

Postagens relacionadas: