Onde se faz exame de escarro?

Onde se faz exame de escarro?
O exame de escarro pode ser indicado pelo pneumologista ou clínico geral para investigar doenças respiratórias, isso porque a amostra é enviada para o laboratório para que sejam avaliadas as características macroscópicas do escarro, como fluidez e cor, além da presença de microrganismos.
Como provocar o escarro?
Para a adequada indução do escarro, os seguintes passos devem ser seguidos:
- Nebulizar (a 1 a 2,5 ml/minuto) durante 20 minutos (no máximo duas tentativas). ...
- Seguir orientações padronizadas para coleta de escarro e envio dos espécimes ao laboratório;
Como coletar cultura de escarro?
Orientações para Coleta de Escarro
- O material deve ser colhido no horário de maior secreção, não sendo necessário jejum;
- Realizar higiene bucal e colher o escarro em frasco fornecido pelo laboratório;
- O escarro deve ser obtido por expectoração profunda. ...
- Entregar o material no laboratório, no máximo 1 hora após a coleta.
Quais são os resultados do exame de escarro?
- Os resultados do exame de escarro indicado no laudo leva em consideração os aspectos macroscópicos da amostra, como fluidez e cor e a avaliação microscópica. Os resultados que podem aparecer no laudo são: Negativo ou não detectável: é o resultado normal e significa que não foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença.
Como é feita a coleta do escarro?
- Segundo Brunner (2002), a coleta do escarro é feita por meio de expectoração, onde deve-se instruir o paciente a realizar a higiene do nariz, garganta e boca, a fim de diminuir a contaminação do escarro.
Quais são os dois tipos de exames?
- Esses são dois tipos de exames, retirados de dois locais anatomicamente distintos, porém interligados. Eles servem para avaliar e detectar bactérias, identificando a infecção existente por meio de duas culturas de lugares diferentes.
Como é feito o exame microscópico?
- O exame microscópico é feito a fresco ou após a coloração do escarro e visa à identificação de certas estruturas. Após a realização do exame macroscópico rigoroso, isola-se o material em uma lâmina de Petri e examinam-se estas estruturas.