Quem são os contribuintes e como se dá o lançamento do IOF?
Índice
- Quem são os contribuintes e como se dá o lançamento do IOF?
- É uma característica do Imposto sobre Operações Financeiras IOF?
- Quem deve pagar o IOF sobre mútuo?
- Quem recolhe IOF mútuo?
- De quem é a competência do IOF?
- Qual é o fato gerador do IOF?
- Quem é o responsável pelo recolhimento do IOF?
- Como foi criado o IOF?
- Qual o prazo de aplicação do IOF?
- Quais situações envolvem o pagamento de IOF?

Quem são os contribuintes e como se dá o lançamento do IOF?
IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários) São contribuintes do IOF as pessoas físicas e as pessoas jurídicas que efetuarem operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos ou valores mobiliários.
É uma característica do Imposto sobre Operações Financeiras IOF?
Características do IOF O imposto sobre operações financeiras é: Federal: pois é instituído pela União, não importando qual ente federativo arrecada o imposto. Privativo: pois a Constituição Federal não permite que a União delegue sua instituição.
Quem deve pagar o IOF sobre mútuo?
O mutuante (quem entrega os recursos) deve reter o IOF na fonte ou cobrar o IOF do mutuário e deve recolher o IOF nos seguintes prazos: Operações com Valor Definido: 3º dia útil do decêndio seguinte à entrega dos recursos; Operações com Valor Indefinido: 3° dia útil do 2º decêndio do mês seguinte ao mês de apuração.
Quem recolhe IOF mútuo?
Como já dito antes, o responsável pelo recolhimento do IOF é a pessoa jurídica mutuante (credor), por exemplo, as instituições financeiras que efetuarem as operações de créditos, as empresas de factoring adquirentes do direito creditório e as pessoas jurídicas que concederem créditos.
De quem é a competência do IOF?
IOF - Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, e sobre operações relativas a títulos de crédito e valores mobiliários. O IOF também é de competência da União.
Qual é o fato gerador do IOF?
O fato gerador do IOF é a entrega do montante ou do valor que constitua o objeto da obrigação, ou sua colocação à disposição do interessado. Contribuintes do IOF são as pessoas físicas ou jurídicas tomadoras de crédito.
Quem é o responsável pelo recolhimento do IOF?
- Como já dito antes, o responsável pelo recolhimento do IOF é a pessoa jurídica mutuante (credor), por exemplo, as instituições financeiras que efetuarem as operações de créditos, as empresas de factoring adquirentes do direito creditório e as pessoas jurídicas que concederem créditos.
Como foi criado o IOF?
- De acordo com a Receita Federal, o IOF foi criado para controlar o mercado financeiro numa época em que as pessoas faziam aplicações e resgatavam o dinheiro poucas horas – ou dias – depois.
Qual o prazo de aplicação do IOF?
- No caso de mútuo com prazo definido, o IOF será limitado ao valor resultante da aplicação da alíquota diária a cada valor de principal prevista para a operação, multiplicada por 365 dias, acrescida da alíquota adicional de 0,38%, ainda que a operação seja de pagamento parcelado.
Quais situações envolvem o pagamento de IOF?
- Algumas situações do dia a dia que envolvem o pagamento de IOF: 1 Uso do cartão de crédito 2 Contratação de um empréstimo 3 Uso do cheque especial 4 Contratação de um seguro 5 Compra e venda de moedas estrangeiras 6 Resgate de investimentos More ...