Como é regulada a Trombopoiese?
Índice
- Como é regulada a Trombopoiese?
- Como ocorre a regulação da hematopoiese?
- Onde a Trombopoetina é produzida?
- O que é a Trombopoiese?
- Como ocorre a adesao plaquetária?
- O que se entende por hematopoiese onde ocorre?
- Onde ocorre o processo de hematopoiese?
- O que são megacariócitos onde são produzidos?
- O que é Megacariocitopoiese?
- Qual o tipo de trombose?
- Como Prevenir a trombose?
- Qual o tratamento adequado para a trombose?
- Quem tem maior risco de trombose?

Como é regulada a Trombopoiese?
-Trombopoiese: regulado por trombocitopoietina (produzida no rim), Meg-CSF e IL-3. Existem mecanismos de feedback através de produtos de degradação e metabólitos responsáveis pela manutenção do sistema.
Como ocorre a regulação da hematopoiese?
A regulação da hematopoese é dependente tanto de interação célula-célula quanto de fatores de crescimen- to solúveis presentes nos diferentes microambientes, compondo os nichos hematopoéticos.
Onde a Trombopoetina é produzida?
A trombopoetina (codificada pelo gene THPO) é um hormônio glicoproteico produzido pelo fígado e responsável pelo estímulo de crescimento de megacariócitos, desenvolvimento plaquetário e de demais linhagens e, quando disfuncional, contribui para o desenvolvimento da AA adquirida.
O que é a Trombopoiese?
A trombopoiese é o processo de formação de plaquetas a partir de megacariócitos maduros e sua liberação para a circulação, sendo mediada principalmente pela trombopoietina a qual, sozinha, é a citocina responsável pelas modificações que ocorrem no citoplasma do megacariócito maduro permitindo a liberação de plaquetas ...
Como ocorre a adesao plaquetária?
Adesão. A adesão plaquetária é mediada primariamente pela ligação do complexo receptor de superfície de plaqueta/glicoproteína (GP) Ib-IX-V à proteína de adesão chamada fator de von Willebrand (vWF), na matriz subendotelial.
O que se entende por hematopoiese onde ocorre?
A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).
Onde ocorre o processo de hematopoiese?
No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.
O que são megacariócitos onde são produzidos?
Os megacariócitos são uma das células envolvidas no processo de produção dos elementos celulares que compõem o sangue, estando localizados na medula óssea, local de intensa atividade hematopoiética. Os megacariócitos são células gigantes polinucleadas que dão origem às plaquetas sanguíneas.
O que é Megacariocitopoiese?
Megacariocitopoiese é o processo de desenvolvimento celular, que conduz à produção de plaquetas.
Qual o tipo de trombose?
- Independente do tipo de trombose, sempre que existir suspeita é muito importante ir imediatamente ao hospital, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento para restabelecer a circulação do sangue, evitando complicações mais sérias que podem colocar a vida em risco. Os sintomas variam de acordo com o tipo de trombose:
Como Prevenir a trombose?
- O que fazer para evitar a trombose. A prevenção da trombose pode ser feita através de uma alimentação saudável, boa hidratação e prática regular de exercícios físicos, o que melhora a circulação sanguínea, diminui processos inflamatórios e evita acúmulo de placas de gordura nos vasos de sangue. Em casos de cirurgia, é importante que o médico ...
Qual o tratamento adequado para a trombose?
- Na presença de sinais e sintomas que indiquem trombose, deve-se procurar imediatamente o serviço de urgência médica, para que o médico faça avaliação clínica e, se necessário, solicitar exames como ultrassom ou tomografia. Isto, pois é necessário iniciar um rápido tratamento com remédios anticoagulantes, como a Heparina, por exemplo.
Quem tem maior risco de trombose?
- Quem tem maior risco de trombose. Alguns fatores de risco para o desenvolvimento da trombose são: Ter histórico familiar de algum tipo de trombose; Ter obesidade; Estar grávida; Possuir algum distúrbios sanguíneo, como trombofilia; Fazer uma cirurgia nas pernas ou nos pés; Usar medicamentos que interferem na coagulação;