Qual a rotina do exame de densitometria óssea?

Qual a rotina do exame de densitometria óssea?
Ouça em voz altaPausarA operação do aparelho de densitometria óssea é realizada por um técnico em radiografia ou médico especializado. Ele solicitará a troca de roupa, indicando vestimenta propícia à realização do exame. Para medir a densidade mineral óssea o paciente deverá deitar no aparelho e posicionar as pernas em um suporte esponjoso.
Qual a técnica padrão de densitometria óssea?
- Nos dias de hoje, a técnica padrão para a densitometria óssea é a densitometria por DEXA (dual energy X-ray absorptiometry). Este é um procedimento simples e indolor, feito com o paciente deitado na mesa de exame, devendo este, permanecer imóvel, levando apenas de 2 a 4 minutos.
Qual a contraindicação para a densitometria óssea?
- Contraindicações. Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação; Pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário não podem fazer a densitometria óssea durante uma a duas semanas a depender do contraste utilizado (tempo para que seja eliminado do corpo), pois este interfere no resultado.
Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
- No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado.
Por que os exames de densitometria são comparticipados?
- Para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames de densitometria óssea são comparticipados pelo estado, cabendo ao doente apenas o pagamento de uma taxa moderadora, caso não exista isenção.