Como se faz uma radiografia?
Índice
- Como se faz uma radiografia?
- Como é realizada a radiografia do crânio?
- Quais são os procedimentos que uma pessoa deve ter para tirar uma radiografia?
- Quais são os exames mais usados pra radiografia de crânio?
- Qual é o posicionamento indicado para realizar uma radiografia do crânio perfil?
- Qual a utilidade das radiografias?
- Em que se baseia a radiografia?
- Quais são as vantagens das radiografias?
- Como funciona a radiografia?
- Quando o primeiro aparelho de radiografia chegou ao Brasil?

Como se faz uma radiografia?
A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida.
Como é realizada a radiografia do crânio?
Como é feito o exame Raio-X de Crânio? Para a realização do Raio-X de crânio, o paciente irá deitar-se sobre uma maca e será posicionado pelo profissional da radiologia, para esse exame há diversas posições em que o paciente pode ser colocado.
Quais são os procedimentos que uma pessoa deve ter para tirar uma radiografia?
O exame é rápido e simples. Em geral o equipamento utilizado consta de um tubo de raios X suspenso sobre uma mesa onde o paciente deve deitar-se ou é sustentado sobre um painel vertical ante o qual ele deve colocar-se, interposto entre o filme que registrará a imagem e a fonte emissora de raios X.
Quais são os exames mais usados pra radiografia de crânio?
Imagiologia
- Ressonância Magnética do Crânio (cabeça, cerebral)
- Radiografia ou Raio X (RX) do crânio (da cabeça)
- Tomografia Computorizada (TC ou TAC) das órbitas.
- TC ou TAC dos Seios Perinasais (seios da face, nariz)
- Tomografia Computorizada (TC ou TAC) do Ouvido.
- Tomografia computorizada - TC ou TAC.
Qual é o posicionamento indicado para realizar uma radiografia do crânio perfil?
O posicionamento ortostático é quando o paciente deve ficar em pé, com a coluna ereta, as mãos, pés e face voltadas para frente e o olhar no horizonte.
Qual a utilidade das radiografias?
A radiografia serve para diagnosticar fraturas, cáries nos dentes, bloqueio de vasos sanguíneos, pneumonia (infecção nos pulmões), tumores e outros males. Por ser um exame barato, simples, rápido, não invasivo e indolor, o raio X faz parte da rotina em qualquer unidade de saúde.
Em que se baseia a radiografia?
- Com o tempo, o uso da radiação se tornou normatizada e controlada e a radiografia veio a se tornar o mais tradicional e conhecido dos métodos de se obter imagem do interior do corpo e Roentgen ganhou o prêmio Nobel de Física de 1901 pelo seu invento. Em que se baseia a radiografia?
Quais são as vantagens das radiografias?
- Os raios X têm várias outras aplicações fora da Medicina, na Engenharia e na indústria, por exemplo. Quais são as vantagens e desvantagens médicas das radiografias? Normalmente, as radiografias não têm efeitos secundários. A radiação atualmente é baixa e não fica no organismo.
Como funciona a radiografia?
- A radiografia baseia-se no fato de que o feixe de raios catódicos emitidos por uma ampola de raios X (por isso a radiografia é também chamada de Raios X) pode atravessar de modo diferente os diversos tecidos orgânicos e atingirem uma película (“filme”) a eles anteposta, gerando imagens.
Quando o primeiro aparelho de radiografia chegou ao Brasil?
- O primeiro aparelho de radiografia para uso médico chegou ao Brasil em 1897 e a primeira radiografia foi feita em 1898.