Como funciona a punção por agulha fina da tireoide?

Como funciona a punção por agulha fina da tireoide?
- Como o próprio nome diz, a punção aspirativa por agulha fina da tireoide se utiliza de uma agulha muito fina para coletar material orgânico dos nódulos identificados na tireoide. A utilização da sonda de ultrassom associada à agulha, auxilia na precisão do procedimento e é fortemente recomendada que seja sempre utilizada durante o procedimento.
Como é feito o exame de punção da tireoide?
“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico Ultrassonografista vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 18151).
Quais são os nódulos da tireoide?
- A Punção da tireoide (PAAF) é recomendada apenas para alguns tipos de nódulos da tireoide. São eles: Nódulos iguais ou maiores que 1 cm, sólidos ou não sólidos, com microcalcificações. Nódulos maiores que 0,5 cm com características de malignidade ao ultrassom.
Quais são os sintomas do câncer de tireóide?
- O exame de PAAF está indicado para o diagnóstico citológico dos nódulos tireoidianos, independentemente do tamanho e características deles. Cerca de 70% dos nódulos da tireoide são benignos e o câncer só é claramente diagnosticado em apenas cerca de 5% das aspirações por agulha fina. Fonte: AbcMed
Quando deve ser feita a biópsia da tireoide?
- Biópsia da tireoide - quando deve ser feita? - A biópsia da tireoide consiste na análise histopatológica de tecido orgânico retirado de nódulos tireoidianos ...