Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?
Índice
- Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?
- Como são feitas as campanhas de prevenção de câncer de próstata?
- Como investigar o câncer de próstata?
- Quais são os sintomas do câncer de próstata?
- Qual o resultado isolado do câncer de próstata?
- Como é utilizada a radioterapia para o câncer da próstata?

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?
A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.
Como são feitas as campanhas de prevenção de câncer de próstata?
Logo após o Outubro Rosa, período dedicado à conscientização no combate e cuidado com o câncer de mama, inicia-se a campanha “Novembro Azul”, alertando para a prevenção do câncer de próstata e incentivando os homens à realização dos exames.
Como investigar o câncer de próstata?
- Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais. Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
- Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:
Qual o resultado isolado do câncer de próstata?
- É preciso frisar que o PSA não é um marcador específico para o câncer de próstata e, portanto, seu resultado isolado não conclui qualquer diagnóstico. Normalmente, quando o resultado está entre 2,0 e 10,0 ng/ml, independentemente da idade do paciente, o médico solicita a dosagem de PSA livre.
Como é utilizada a radioterapia para o câncer da próstata?
- No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.