Como é feita a cirurgia de joanete?
Índice

Como é feita a cirurgia de joanete?
A cirurgia de joanete percutânea é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, onde são realizados pequenos orifícios por onde são introduzidos os instrumentos que permitem corrigir a deformidade. Esta técnica permite que o procedimento seja realizado em ambulatório (sem necessidade de internamento).
Tem cirurgia de Joanete pelo SUS?
Sim. No caso de indicação cirúrgica ela pode ser feita pelo SUS.
Quais são os tipos de Joanete?
Quando afeta o dedão, primeiro dedo, recebe o nome de Hallux Valgus; quando aparece no mindinho, o quinto dedo, é conhecido como Joanete Sastre, Bunionette ou Joanete de Alfaiate.
Quais são as cirurgias para a correção do joanete?
- As cirurgias mais comuns para a correção do joanete incluem: osteotomia: inserção de um parafuso dentro do osso metatarso para que ele fique na posição correta;
Qual o período de pós-operatório da cirurgia de joanete?
- O pós-operatório da cirurgia de joanete depende da técnica cirúrgica utilizada. Nos casos dos procedimentos nos ossos ou combinados, em cirurgia aberta, o período de pós-operatório é mais prolongado. Os cuidados no pós-operatório garantem o sucesso do tratamento, diminuindo a probabilidade de resultados insatisfatórios e eventuais complicações.
Quais sapatos devem usar durante a cirurgia de joanete?
- Durante o pós-operatório é necessário utilizar os sapatos próprios e recomendados pelo médico por, pelo menos, 2 a 4 semanas. Depois desse período deve dar-se preferência para tênis de corrida ou sapatos pouco apertados e confortáveis. A cirurgia de joanete é bastante segura, porém, como qualquer outra cirurgia existem sempre algum risco de:
Qual o tratamento para o joanete?
- O principal tratamento para o joanete é a cirurgia, que costuma ser bastante dolorosa e tem uma recuperação lenta, que exige cuidados específicos. Entre eles, destacamos a fisioterapia como uma das principais formas de ajudar no pós-operatório. Acompanhe o texto para saber mais sobre o assunto!