adplus-dvertising

O que é extraído do babaçu?

Índice

O que é extraído do babaçu?

O que é extraído do babaçu?

O principal produto extraído do babaçu, e que possui valor mercantil e industrial, são as amêndoas, cujo principal produto derivado é o óleo cru ou bruto.

Que fruta e babaçu?

FRUTO - Babaçu | Central do Cerrado. O babaçu (nome científico: Attalea ssp.) é uma nobre palmeira presente no Cerrado e nas regiões Norte e Nordeste do país. É chamado popularmente de baguaçu, coco-de-macaco e uauaçu (na língua tupi).

Quantos anos vive um babaçu?

A palmeira do babaçu requer entre 10 a 12 anos para iniciar a produção, atingindo a maturidade produtiva entre 15 a 20 anos com uma vida média de 35 anos.

Qual a matéria prima do babaçu?

O principal produto extraído do babaçu, e que possui valor mercantil e industrial, são as amêndoas contidas em seus frutos. As amêndoas - de 3 a 5 em cada fruto - são extraídas manualmente em um sistema caseiro tradicional e de subsistência.

Como é feita a produção de babaçu?

  • A produção de babaçu é por extrativismo e feita principalmente por comunidades de pequenas vilas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. No Maranhão, as mulheres que extraem as amêndoas de babaçu são conhecidas como quebradeiras e hoje existem diversas cooperativas. Além das amêndoas, as folhas são usadas na confecção de artesanatos.

Quais são as matas de babaçu?

  • As matas de babaçu são identificadas sem dificuldade na paisagem. Essa palmeira chega a atingir 20 metros de altura e dá de dois a seis cachos de coquilhos, dentro dos quais encontramos amêndoas.

Por que o óleo de babaçu é usado para fins industriais?

  • O óleo de coco, como é popularmente conhecido, é um dos produtos mais utilizados dentre os derivados do babaçu, podendo ser empregado para fins culinários, como lubrificante, em cosméticos, além de ser alvo de pesquisas científicas para a fabricação de biocombustíveis. O Óleo de babaçu é usado para fins comestíveis e fins industriais.

Como é feita a coleta e quebra do coco?

  • A coleta e quebra do fruto é feita geralmente por mulheres, que saem juntas para colher o coco. A quebra é feita de forma artesanal, realizada com uma pedra e uma machadinha, extraindo de 4 a 5 amêndoas do coco .

Postagens relacionadas: