Como é feita a anestesia raquidiana?
Índice
- Como é feita a anestesia raquidiana?
- Qual anestésico usado na raquianestesia?
- O que é a anestesia raquidiana?
- Como aliviar as dores da anestesia raqui?
- Quais complicações da raquianestesia?
- Por que a anestesia raquidiana tem efeitos colaterais?
- Como é realizada a anestesia?
- Como é utilizada a anestesia regional?
- Quando é indicada a raquianestesia?

Como é feita a anestesia raquidiana?
A anestesia raquidiana é aplicada através da região lombar das costas, entre as vértebras da coluna, em um local abaixo da medula espinhal. Dessa forma, os nervos que passam por essa região não transmitirão os estímulos nervosos para o cérebro.
Qual anestésico usado na raquianestesia?
Podendo-se optar pelo uso isolado da lidocaína para procedimentos de uma duração em torno de 70 minutos, bem como, uso de levobupivacaína, para cirurgias mais complexas onde o tempo cirúrgico é mais duradouro. Palavras chave: Anestesia Raquidiana, Lidocaína e Levobupivacaína.
O que é a anestesia raquidiana?
A raquianestesia é aplicada no espaço onde circula o líquido cefalorraquidiano, pelo qual ocorre transporte de substâncias no sistema nervoso. Atinge a coluna lombar com uma agulha de cerca de 12cm, com largura de um fio de cabelo. A injeção única permite o bloqueio motor imediato.
Como aliviar as dores da anestesia raqui?
A dor de cabeça após raquianestesia normalmente desaparece após algumas semanas, no entanto é recomendado que a pessoa beba bastante líquido para ajudar a aliviar mais rápido. Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a aliviar a dor de cabeça e outros sintomas que possam estar associados.
Quais complicações da raquianestesia?
Hipoxemia, bradicardia e apneia no intraoperatório são complicações que podem ser originadas pela excessiva flexão cervical durante a punção lombar, bloqueio muito alto ou ainda sedação profunda. Os efeitos cardiovasculares não são tão relevantes quanto os respiratórios, em caso de bloqueio alto.
Por que a anestesia raquidiana tem efeitos colaterais?
- Esse cuidado se justifica por que um dos efeitos colaterais é a possível dificuldade para urinar, que permanece enquanto a raquianestesia fizer efeito. As vantagens da anestesia raquidiana são a pequena quantidade utilizada, o que minimiza ainda mais os riscos, já raros, de reações secundárias a eles.
Como é realizada a anestesia?
- A anestesia normalmente é realizada em procedimentos mais invasivos ou que possam provocar qualquer tipo de desconforto ou dor no paciente, como cirurgia do coração, parto ou procedimentos odontológicos, por exemplo.
Como é utilizada a anestesia regional?
- A anestesia regional é normalmente utilizada durante procedimentos cirúrgicos simples como durante um parto normal, em cirurgias pequenas como cirurgias ginecológicas ou estéticas ou em ortopedia, por exemplo. Saiba como a anestesia elimina as dores do parto.
Quando é indicada a raquianestesia?
- A perda das sensações e dos movimentos começa de baixo para cima (dos pés para o umbigo para os pés). Quando está indicada a raquianestesia? A raquianestesia é indicada para cirurgias na região abdominal e extremidades inferiores, sendo muito utilizada em cirurgias obstétricas (parto normal e cesariano, por exemplo).