Como ocorre o processo de produção da gordura hidrogenada?
Índice
- Como ocorre o processo de produção da gordura hidrogenada?
- O que a gordura vegetal?
- Por que a gordura hidrogenada é utilizada nas receitas?
- Qual a diferença entre gordura trans e gordura vegetal hidrogenada?
- Será que a gordura hidrogenada é mais versátil?
- Por que a gordura hidrogenada é prejudicial ao corpo humano?
Como ocorre o processo de produção da gordura hidrogenada?
Para a obtenção de gorduras hidrogenadas a partir de óleos e gorduras, estes são submetidos à reação de hidrogenação, a qual consiste na adição de hidrogênio nas duplas ligações dos grupos acil insaturados.
O que a gordura vegetal?
A gordura vegetal é um produto que pode assemelhar-se à banha, é uma forma cremosa de gordura saturada feita a partir de óleos vegetais, e é usado em alguns alimentos industrializados.
Por que a gordura hidrogenada é utilizada nas receitas?
- A gordura hidrogenada utilizada nas receitas geralmente é a obtida a partir de uma hidrogenação artificial. Por que falam tanto da gordura hidrogenada? A gordura hidrogenada é aquela “gordura trans” que é considerada por médicos e especialistas como nociva à saúde, pois o seu consumo está ligado ao aumento de doenças cardíacas.
Qual a diferença entre gordura trans e gordura vegetal hidrogenada?
- Gordura Trans e Gordura Vegetal Hidrogenada. Qual a diferença? Os ácidos graxos trans são formados durante a hidrogenação dos óleos vegetais. Suas fontes mais importantes na dieta são principalmente os óleos vegetais parcialmente hidrogenados utilizados pela indústria de alimentos.
Será que a gordura hidrogenada é mais versátil?
- Se a gordura ainda for de porco (a banha), culturas que não consomem a carne de porco também deixarão de comprar este produto. Ou seja, comercialmente falando, a gordra hidrogenada é muito mais versátil. -Na confeitaria, a gordura hidrogenada é utilizada pois confere uma textura mais macia e leve a determinadas receitas.
Por que a gordura hidrogenada é prejudicial ao corpo humano?
- Portanto, as pesquisas relacionadas a esse tipo de gordura afirmam que o corpo humano não está adaptado a lidar com as gorduras hidrogenadas. Pois, sendo consumida, essa composição química age sobre os vasos sanguíneos, o que pode levar a pessoa a ter infartos e derrames.