adplus-dvertising

Qual a função do surfactante e onde é produzido?

Índice

Qual a função do surfactante e onde é produzido?

Qual a função do surfactante e onde é produzido?

O surfactante produzido em nossos pulmões é uma lipoproteína que tem a capacidade de aumentar a estabilidade do alvéolo. Para o bebê o surfactante é importante pois ele reduz a tensão superficial do alvéolo impedindo que ele colabe, em especial os alvéolos menores.

Onde é produzido o surfactante pulmonar?

O surfactante é produzido ao longo do amadurecimento dos pulmões do bebê, ainda no útero materno, após cerca de 28 semanas. Por isso, bebês prematuros que nascem antes deste período, ainda podem não ter a produção suficiente desta substância, o que causa a síndrome do desconforto respiratório infantil.

Como é produzida a substância surfactante?

O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.

Quando se inicia a produção de surfactante?

O pesquisador explica: “O surfactante começa a ser detectado no pulmão humano a partir da 24ª semana de gestação. A sua produção aumenta gradativamente e atinge o valor máximo por quilograma de massa corpórea na gestação de termo, a que chega a completar 40 semanas.

Qual o papel do surfactante pulmonar?

O surfactante pode ter sua função de redução da tensão superficial alveolar inibida pelas proteínas plasmáticas que invadem o espaço alveolar na lesão pulmonar aguda.

Qual é a função do surfactante?

Um produto surfactante ou tensoativo é uma substância utilizada para limpeza em geral, pois consegue “envolver” a sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação.

Qual é a função do surfactante pulmonar?

O surfactante pode ter sua função de redução da tensão superficial alveolar inibida pelas proteínas plasmáticas que invadem o espaço alveolar na lesão pulmonar aguda.

Qual ação do surfactante na mecânica pulmonar?

O surfactante se interpõe às moléculas de água na superfície alveolar, reduz a tensão superficial de maneira dinâmica, de forma que essa tensão aproxima-se de zero no final da expiração quando a superfície do alvéolo está reduzida, evitando assim a atelectasia.

O que evita o Colabamento pulmonar?

O surfactante pulmonar tem a função de diminuir a tensão superficial nos alvéolos, impedindo seu colabamento e aumentando a complacência pulmonar.

Onde e de que maneira um produto classificado como surfactante age?

Um termo surfactante vem da palavra agente tensoativo. Elas são moléculas anfifílicas e, portanto, são absorvidas na interface ar-água. Na interface, eles se alinham de forma que a parte hidrofóbica fique no ar e a parte hidrofílica na água. Isso causará a diminuição das tensões superficiais ou interfaciais.

Postagens relacionadas: