adplus-dvertising

O que é o banco de horas e como funciona?

Índice

O que é o banco de horas e como funciona?

O que é o banco de horas e como funciona?

O banco de horas é uma modalidade de compensação de jornada que substitui o pagamento do adicional de horas extras por folgas compensatórias ou diminuição de horas da jornada. Ele é uma forma de compensar o funcionário pelas horas a mais em que ele trabalhou com a correspondente redução da jornada quando solicitado.

Quanto tempo dura banco de horas?

59 da CLT, o empregador poderá também se valer do banco de horas por meio de acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses.

Pode compensar banco de horas no feriado?

Como o feriado pode coincidir com o sábado e havendo banco de horas, esta compensação não deve ser realizada, uma vez que dia de feriado é considerado repouso semanal remunerado e não precisa ser compensado.

Como é a prática do banco de horas?

  • A prática do banco de horas já é bastante difundida no meio das empresas, porém, de forma não regulamentada, pois havia a necessidade de intervenção do sindicato, o que tornava o processo “burocrático”.

Qual é o banco de horas de cada colaborador?

  • O banco é um registro das variações de horas realizadas por cada colaborador. Ele pode ser positivo, quando são feitas horas extras, ou negativo, quando a pessoa não completa as 8 horas diárias necessárias.

Por que adotar o banco de horas na sua empresa?

  • Por que adotar o banco de horas na sua empresa? Entre os principais motivos que fazem com que as empresas adotem esse sistema compensatório é a flexibilização da jornada de trabalho e a economia no pagamento de horas extras que esse sistema proporciona. Mas não se engane, banco de horas não é uma festa.

Qual a validade do banco de horas?

  • Contudo, a validade do banco de horas poderá ser estendido novamente para o período de um ano mediante convenção coletiva. O controle do banco de horas deve ser feito de maneira organizada e eficiente. Afinal, qualquer erro na contabilização do tempo pode gerar multas trabalhistas e implicar no pagamento de horas extras.

Postagens relacionadas: