adplus-dvertising

Como é o repasse do INSS para a empresa do salário maternidade?

Índice

Como é o repasse do INSS para a empresa do salário maternidade?

Como é o repasse do INSS para a empresa do salário maternidade?

Quem paga. Mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salário integral e depois tem o repasse feito pelo INSS. A empresa que concede a ampliação de dois meses da licença, o empregador paga a totalidade desses salários e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda.

O que fazer se a empresa não pagar o salário maternidade?

A trabalhadora terá direito à indenização do período estabilitário (seis meses após o parto) e as verbas decorrentes da rescisão do contrato por justa falta do empregador, além dos salários maternidades não recebidos.

Quem paga salário maternidade empresa ou INSS?

Quem paga a licença-maternidade é o INSS. Para profissionais com carteira assinada, no entanto, o pagamento é feito pela própria empresa empregadora, que depois recebe o repasse do valor do INSS. Quem tem mais de um emprego com carteira assinada tem direito a receber o benefício de todos eles.

Como receber o pagamento do auxílio maternidade?

As mulheres que trabalham registradas no modelo CLT devem solicitar o benefício diretamente no RH da empresa em que trabalha. Nos casos de adoção, independentemente do tipo, a solicitação do salário-maternidade tem que ser feita diretamente no INSS. Para as gestantes desempregadas, o processo é o mesmo.

Quem é o responsável pelo pagamento do salário-maternidade?

  • SÃO PAULO – Desde o início de setembro último, as empresas voltaram a ser responsáveis pelo pagamento do salário-maternidade de suas funcionárias. Até então, era o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) o responsável pelo pagamento do benefício às trabalhadores gestantes.

Qual a prorrogação do salário maternidade?

  • Prorrogação do salário maternidade No caso de empresas que aderiram ao programa Empresa Cidadã, o salário maternidade pode ser prorrogado. Para mães biológicas, o aumento é de 60 dias, e a licença passa a ser de 180 dias. Ela só precisa fazer a solicitação até o final do primeiro mês após o parto.

Quais são as vantagens da lei sobre o salário-maternidade?

  • A idéia é de que as empresas facilitem o acesso ao benefício às suas empregadas, e não de que passem a financiar o salário-maternidade. Sendo assim, mensalmente, em suas contribuições previdenciárias, as empresas poderão deduzir o valor do beneficio pago como forma de compensar os gastos com a nova lei. Vantagens? Nenhuma.

Como Pagar o salário da empregada gestante?

  • Em resumo: cabe a você, empregador, pagar o salário da empregada gestante enquanto ela estiver ativa no trabalho. Depois, no período de licença, esse salário também será pago pela sua empresa, mas a sua empresa pode solicitar o reembolso integral ao INSS.

Postagens relacionadas: