Como funciona a radioterapia na mama?
Índice
- Como funciona a radioterapia na mama?
- O que é radioterapia da mama?
- Pode fazer radioterapia mais de uma vez?
- Quanto tempo depois da cirurgia pode fazer radioterapia?
- Como é utilizada a radioterapia em pacientes com câncer de mama?
- Por que a radioterapia da mama pode danificar o braço?
- Como começar o tratamento da radioterapia?
- Quais os principais efeitos da radioterapia com feixe externo para câncer de mama?

Como funciona a radioterapia na mama?
A radioterapia externa ou convencional é o tipo mais comum para tratar o câncer de mama. Esse tratamento consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas. A paciente não sente nada durante a aplicação, que dura apenas alguns minutos por dia.
O que é radioterapia da mama?
A radioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza radiação para combater células tumorais. É uma das armas importantes no tratamento do câncer de mama. Boa parte dos pacientes operados de uma neoplasia da mama receberá radioterapia após a cirurgia.
Pode fazer radioterapia mais de uma vez?
A Radioterapia São Sebastião, utilizando rotineiramente estas técnicas, tem grande experiência no tratamento de pacientes em segundo ou mesmo terceiro cursos de irradiação no mesmo local e apresenta resultados satisfatórios.
Quanto tempo depois da cirurgia pode fazer radioterapia?
A cirurgia, por exemplo, pode ser agendada para alguns meses à frente. O Ministério da Saúde considera as mesmas recomendações utilizadas no mundo todo. Por exemplo, a cirurgia pode ser agendada para 2 meses após o diagnóstico, sendo considerado tempo hábil.
Como é utilizada a radioterapia em pacientes com câncer de mama?
- A radioterapia é empregada nas pacientes com câncer de mama com o objetivo de diminuir a chance de recorrência local, havendo impacto no controle da doença e na sobrevida das pacientes. De maneira geral, a radioterapia pode fazer parte do tratamento em algumas situações:
Por que a radioterapia da mama pode danificar o braço?
- A radioterapia da mama pode danificar alguns nervos da região do braço. Isso é denominado plexopatia braquial, que pode provocar dor e fraqueza no ombro, braço e mão. A radioterapia dos linfonodos axilares pode provocar linfedema. Em casos raros, a radioterapia pode provocar enfraquecimento das costelas, o que pode levar a fraturas.
Como começar o tratamento da radioterapia?
- Lembre-se de que, antes de iniciar cada aplicação do tratamento da radioterapia, sua pele deve estar limpa, sem resíduos de quaisquer cremes ou pomadas! Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro.
Quais os principais efeitos da radioterapia com feixe externo para câncer de mama?
- Os principais efeitos colaterais a curto prazo da radioterapia com feixe externo para câncer de mama são: Inchaço e sensação de peso na mama. Alterações na pele na área irradiada. Fadiga. As alterações da pele podem variar de vermelhidão leve a bolhas e descamação.