O que é vitiligo universal?
Índice
- O que é vitiligo universal?
- Como saber se o vitiligo é universal?
- Como o vitiligo começa?
- O que é albinismo e vitiligo?
- Qual é a célula que provoca o vitiligo?
- Quais são as consequências do vitiligo?
- Como ter certeza que é vitiligo?
- Como evolui o vitiligo?
- Quais são os defeitos do vitiligo?
- Como se caracteriza o vitiligo generalizado?
- Quais são as estatísticas do vitiligo?

O que é vitiligo universal?
O vitiligo universal é caracterizado por uma pessoa que apresenta mais de 70% da superfície da pele e mucosas despigmentadas. É um quadro muito raro. A literatura científica fala em torno de 5% dos portadores da condição, hoje cerca de 1% da população mundial.
Como saber se o vitiligo é universal?
A pele dos portadores de vitiligo universal fica 100% sem melanina. A aparência é de um branco muito pálido, bem diferente do tom de pele natural de pessoas brancas.
Como o vitiligo começa?
A doença crônica e autoimune é caracterizada por manchas brancas espalhadas pelo corpo e pelo rosto. Algumas pesquisas sugerem que o vitiligo possa surgir da formação de anticorpos que atacam e destroem os melanócitos ou então inibem a produção da melanina. Até trinta por cento dos casos possuem histórico familiar.
O que é albinismo e vitiligo?
O vitiligo é uma doença de causa desconhecida que provoca a despigmentação da pele. Ele inibe os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. É diferente do albinismo, em que os melanócitos são incapazes de produzir a substância desde o nascimento.
Qual é a célula que provoca o vitiligo?
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
Quais são as consequências do vitiligo?
O vitiligo é uma doença que faz com que as células de pigmentação da pele, ou seja, as células que fazem a pessoa ter um determinado tom de pele, comecem a morrer. Isso faz com que a pessoa desenvolva manchas esbranquiçadas pelo corpo, que são mais perceptíveis em pessoas negras ou com o tom de pele mais escuro.
Como ter certeza que é vitiligo?
O dermatologista detecta as manchas com um exame físico, mas testes complementares, como coleta de sangue e a biópsia de uma região atingida, podem ser solicitados para descartar outros distúrbios autoimunes e medir o nível de melanócitos na derme.
Como evolui o vitiligo?
- O vitiligo é uma doença progressiva que apresenta novas despigmentações ao longo do tempo. Todavia, alguns casos não evoluem e até 10% dos pacientes apresentam repigmentação espontânea das lesões. É impossível saber de antemão como evoluirá o vitiligo em cada paciente individualmente.
Quais são os defeitos do vitiligo?
- TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Vitiligo pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas com a cor de pele mais escura. A doença também pode aparecer durante qualquer fase da vida, mas o seu surgimento é muito mais comum até os 20 anos de idade.
Como se caracteriza o vitiligo generalizado?
- O vitiligo se caracteriza por manchas brancas envoltas por uma borda hiper-pigmentada. No vitiligo generalizado geralmente as manchas aparecem nas axilas, no dorso das mãos, no rosto (geralmente ao redor da boca, olhos, nariz), juntas ( joelhos, cotovelos, juntas dos dedos,…) e genitais.
Quais são as estatísticas do vitiligo?
- Estatísticas vitiligo. O vitiligo atinge cerca de 1% da população. Apesar de atingir pessoas de todas as raças, a doença torna-se mais evidente nos negros. O aparecimento da doença não está relacionada com nenhuma idade, mas os surtos parecem estar concentrados entre os 20 e 30 anos.