adplus-dvertising

Como saber se a pessoa é um agiota?

Índice

Como saber se a pessoa é um agiota?

Como saber se a pessoa é um agiota?

O agiota é uma pessoa que não trabalha em uma empresa legalizada para a concessão de crédito às pessoas. No entanto, ele oferece o dinheiro que muitas delas necessitam para fugirem das dívidas. Acontece que essa facilidade vem ao custo de uma série de imprevistos para os solicitantes.

Qual a função do agiota?

Podemos resumir o agiota, então, como sendo aquele que na prática realiza empréstimos com taxas de juros abusivos, por vezes ocultando-as do cliente com o objetivo de atingir o máximo de lucro possível.

Quem pega dinheiro com agiota comete crime?

Afinal, é crime pegar dinheiro com agiota? Não, a lei não define nada sobre o fato de quem pega dinheiro emprestado com o agiota ser um criminoso. Inclusive, quem sofre ameaças, extorsão e cobranças constrangedoras e perigosas de agiotas são vítimas da agiotagem.

Qual é a pena para agiota?

A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro.

Estou devendo para um agiota?

Quem tem dívidas com agiotas, então, mais ainda. ... Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.

Como provar que a pessoa é agiota?

Suspeito de usura é que deve provar inocência Se há indícios de agiotagem, cabe ao credor comprovar nos tribunais a legitimidade da cobrança. O entendimento consta na Medida Provisória 2.172-32/2001, mantida em vigor pela Emenda Constitucional 32, e aplicado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Quais são os alvos dos agiotas?

  • Os principais alvos dos agiotas são pessoas que estão endividadas e que normalmente precisam de quantias grandes de dinheiro, para atender a alguma necessidade urgente. Essas pessoas, por estarem com nome sujo, possuem grande dificuldade para obter crédito de forma legal nos bancos e instituições financeiras legalizadas.

Por que os agiotas não são cadastrados na CVM?

  • Os agiotas, por sua vez, não têm autorização para funcionar, não são cadastrados na CVM e, por consequência, não estão sujeitos a essas regulamentações. Eles têm suas próprias regras que, muitas vezes, são abusivas — agiotagem é crime. A primeira razão é bem simples — a prática de lucrar com empréstimo de dinheiro de forma irregular é crime.

Posso fazer um empréstimo com agiota?

  • Ao fazer um empréstimo com agiota você estaria, então, participando de um crime. Existe a possibilidade, ainda, que o dinheiro emprestado por agiotas já venha de outras práticas ilegais, como roubo de carga, venda de produtos ilícitos, etc.

Quais os juros cobrados por agiotas?

  • Os juros cobrados por agiotas podem chegar a 20, 40 e 50% ao mês! Em alguns casos os agiotas podem cobrar até mesmo um juro de 100% ao mês. Ou seja, você tem que pagar o dobro do que pegou emprestado. Esse tipo de juros pode dificultar muito para a pessoa que pegou o dinheiro emprestado na hora de devolver.

Postagens relacionadas: