O que é o processo de liquefação?
O que é o processo de liquefação?
Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.
Como é o procedimento da separação fracionada dos gases?
Este processo funciona da seguinte maneira: primeiramente resfriam-se estes gases até eles atingirem seu estado líquido, logo em seguida eles passam por um processo chamado destilação fracionada onde eles voltam a ser gases de acordo com os seus respectivos pontos de evaporação, assim conseguindo fazer a separação.
Como separar o oxigênio do ar?
“A composição do ar é 78% nitrogênio, 21% oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio. Para separar cada componente desta mistura homogênea, o mais conveniente é fazer uma destilação fracionada. E para que o processo seja mais simples de ser feito, o ar deve estar em seu estado líquido”.
Quais são os componentes da liquefação fracionada?
- No ar atmosférico, temos a presença de diversos gases, mas durante a realização do método, apenas oxigênio, nitrogênio e argônio são obtidos. Os componentes (N 2, O 2 e Ar) separados do ar por meio da liquefação fracionada apresentam importantes utilizações gerais, como:
Qual é a liquefação?
- A liquefação, um dos quatro processos de transformação física da matéria, consiste na mudança do estado gasoso para o líquido.
Como funciona a liquefação de gás?
- Como cada gás possui um ponto de ebulição diferente, eles retornarão ao estado gasoso em tempos diferentes. Em seguida a mistura é desfeita e pode-se obter cada gás de maneira individual. Você pode até não imaginar, mas o GLP é um claro exemplo de liquefação de gases e está presente em nosso cotidiano.
Qual a diferença entre liquefação e condensação?
- Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.