O que é processo de laminação a frio?
Índice
- O que é processo de laminação a frio?
- Como ocorre o processo de laminação?
- Como é o processo de laminação a quente?
- Qual a diferença entre processo de laminação a quente e a frio?
- Quando é aplicada a laminação a frio?
- Quando se deve realizar laminação a quente?
- Por que a laminação costuma ser feita a quente?
- Quando se aplica a laminação a quente?
- Qual o aço laminado a frio?
- Qual a resistência da laminação a frio?
- Qual é o processo de laminação?
- Como processar a laminação a quente?
O que é processo de laminação a frio?
A laminação a frio é empregada para produzir folhas e tiras com acabamento superficial e com tolerâncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produzidas por laminação a quente. Além disso, o encruamento resultante da redução a frio pode ser aproveitado para dar maior resistência ao produto final.
Como ocorre o processo de laminação?
É um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, por meio da passagem entre dois cilindros de aço ou ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos.
Como é o processo de laminação a quente?
Laminação a quente é um processo de laminação de metais e ligas, que acontece acima da temperatura de recristalização do material (50% do ponto de fusão).
Qual a diferença entre processo de laminação a quente e a frio?
Em relação à aparência das chapas, a chapa fina laminada a quente possui uma cor azulada e textura áspera, gerada pela alta temperatura aplicada ao material. Em contrapartida, as chapas laminadas a frio levam uma tonalidade acinzentada e textura menos áspera.
Quando é aplicada a laminação a frio?
A laminação a frio é realizada no final do processo de produção do aço, pois isso também a formação de casca (óxidos) e o acabamento superficial do material se torna melhor [8].
Quando se deve realizar laminação a quente?
Geralmente a laminação a quente de aços começa com temperaturas entre 1.100 e 1.300ºC e termina entre temperaturas da ordem de 7ºC, porém geralmente acima da temperatura crítica, com o objetivo de produzir grãos de ferrita uniformemente equiaxiais [1-3].
Por que a laminação costuma ser feita a quente?
Como o próprio nome já indica, o aço laminado a quente é um processo que envolve a laminação com altas temperaturas, acima da recristalização para a maioria dos aços. Isso faz com que o material seja mais fácil para trabalhar e se formar.
Quando se aplica a laminação a quente?
A laminação a quente ocorre, principalmente, após a fundição do aço, no lingote fundido que foi produzido por lingotamento convencional, ou lingotamento contínuo. O material passa pelos rolos laminadores, obtendo perfis diversos, não planos, ou em forma de chapas planas.
Qual o aço laminado a frio?
- O aço laminado a frio é isento de escala laminada a quente, óxidos de ferro formados a temperaturas de laminação a quente. Essa balança é normalmente removida por decapagem ácida, mas também pode ser removida por meios mecânicos, como jateamento. O aço laminado a frio possui uma maior resistência à tração do que o aço laminado a quente.
Qual a resistência da laminação a frio?
- Requer material com boa plasticidade a frio. Éprecedida por lamina ção a quente. As redu ções de espessura são limitadas pelo encruamento. As forças de lamina ção são bem maiores que as da lamina ção a quente.
Qual é o processo de laminação?
- Processo de Laminação -Processo no qual modifica-se a geometria/dimensõesde um corpo metálico pela passagem entre dois cilindros laminadores. -O metal sai com uma velocidade maior que a de entrada. -Os cristais são alongados na direção da laminação.
Como processar a laminação a quente?
- 3) A laminação a quente se processa em laminadores reversíveis duplos (dois cilindros) ou quádruplos (dois cilindros de trabalho e dois de apoio ou encosto). 4) O material laminado é deslocado, a cada passada, por entre os cilindros, sendo que a abertura dos mesmos define a espessura do passe.