Quais os processos fermentativos?
Índice
- Quais os processos fermentativos?
- Como ocorre a fermentação do leite?
- Como os processos fermentativos podem ser controlados?
- Quais os tipos de fermentação e sua aplicação?
- Quais são os produtos da fermentação láctica?
- O que ocorre na fermentação lática?
- Quais os principais fatores que influenciam no processo fermentativo?
- Qual é o tipo de fermentação?
- Como ocorre o processo biológico de fermentação?
- Como é feita a fermentação alcoólica?
- Será que a fermentação é facultativa?
Quais os processos fermentativos?
Ouça em voz altaPausarO processo de fermentação pode ser de dois tipos: a fermentação submersa (FS) e a fermentação em meio semissólido ou estado sólido (FMSS ou FES). A fermentação submersa ocorre em meio com presença de água livre e normalmente com substratos solúveis.
Como ocorre a fermentação do leite?
Ouça em voz altaPausarA fermentação lática é realizada de maneira exclusiva por bactérias, especificamente por lactobacilos, ocorre quando a glicólise tem como principal mediador a glicose ou a galactose, obtida a partir da quebra de uma molécula de lactose (açúcar presente no leite).
Como os processos fermentativos podem ser controlados?
Ouça em voz altaPausarOutra maneira de se controlar um processo fermentativo é através da medida on-line da concentração de etanol, uma vez que sua produção durante o cultivo é uma das maiores razões para uma queda na produtividade celular e do produto de interesse (WIN et al., 1995).
Quais os tipos de fermentação e sua aplicação?
Ouça em voz altaPausarAtualmente a fermentação ainda é utilizada na produção de alimentos, podemos destacar, por exemplo, a utilização da fermentação láctica, na produção de iogurtes e queijos, e a fermentação alcoólica, na fabricação de vinhos, cervejas e pães.
Quais são os produtos da fermentação láctica?
Fermentação Lática
- Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático.
- Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose.
O que ocorre na fermentação lática?
Ouça em voz altaPausarA fermentação lática é um processo que ocorre em consequência do metabolismo das bactérias láticas e da interação entre as cepas selecionadas, através da utilização de substratos fermentescíveis (lactose, glicose, frutose, entre outros) e proporciona a redução do pH do meio, acidificando e promovendo o espessamento ou ...
Quais os principais fatores que influenciam no processo fermentativo?
Ouça em voz altaPausarDiversos fatores físicos (temperatura, pressão osmótica), químicos (pH, oxigenação, nutrientes minerais e orgânicos, inibidores) e microbiológicos (espécie, linhagem e concentração da levedura, contaminação bacteriana), afetam o rendimento da fermentação e a eficiência da conversão de açúcar em etanol (LIMA et al., ...
Qual é o tipo de fermentação?
- O tipo de fermentação será definido de acordo com o seu produto final. Por exemplo, se há a produção de álcool, então essa é uma fermentação alcoólica. Já nos casos em que o produto do processo é o ácido lático, ela será considerada uma fermentação lática.
Como ocorre o processo biológico de fermentação?
- O processo biológico de fermentação começa com a glicólise. Nesse processo, a molécula de glicose é quebrada, transformada em duas moléculas de piruvato. Acontece que o piruvato recebe elétrons do NADH (dinucleotídeo de nicotinamida-adenina) e se transforma em ácidos ou álcool.
Como é feita a fermentação alcoólica?
- Já a fermentação alcoólica é normalmente realizada por leveduras e bactérias, sendo bastante explorada economicamente pelo homem, principalmente para a fabricação de alimentos como o pão e de bebidas como a cerveja, vinho e destilados. O rendimento da fermentação é bastante pequeno quando comparado ao da respiração celular.
Será que a fermentação é facultativa?
- Já a fermentação é uma forma de respiração anaeróbica, sem oxigênio. Seu ciclo se resume apenas à primeira etapa da respiração, ou seja, à glicólise. Entretanto, a fermentação pode ser facultativa, que é quando o organismo consegue realizar a respiração aeróbica e anaeróbica, realizando a segunda quando não há muito oxigênio disponível.