adplus-dvertising

Como é feito o processo de irradiação de alimentos?

Índice

Como é feito o processo de irradiação de alimentos?

Como é feito o processo de irradiação de alimentos?

RESUMO: A irradiação em alimentos é um processo que os alimentos são expostos à radiação ionizante (alfa beta e gama). Os alimentos são apenas expostos à radiação, portanto não são contaminados. E tem como finalidade prolongar a vida útil nas prateleiras, e assim evitar o desperdício dos alimentos.

Qual a ação da irradiação sobre pragas e contaminantes de alimentos?

A irradiação de alimentos pode oferecer vantagens especiais como: matar ou esterilizar os organismos patogênicos nos alimentos, melhorando a sua qualidade e a sua durabilidade, conseqüentemente, reduzindo a incidência de intoxicações alimentares; inibir ou parar o brotamento e o apodrecimento de raízes e tubérculos; ...

Qual a irradiação do alimento?

  • CONCEITO A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento) elimina ou reduz microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor.

Quais países aprovaram a irradiação de alimentos?

  • Pelo menos 40 países aprovaram a irradiação de um ou mais produtos alimentícios, e 29 utilizaram a irradiação de alimentos comercialmente (JAY, 2005) Nenhum resíduo de radioatividade permanece no alimento processado, como também nenhum efeito adverso é observado na qualidade nutricional quando são empregadas doses de radiação menores que 10,0 kGy.

Qual a legislação de irradiação de alimentos no Brasil?

  • Irradiação de alimentos no Brasil. A legislação de irradiação de alimentos em vigor no Brasil é a Resolução RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001 (BRASIL, 2001) que aprovou o Regulamento Técnico para Irradiação de Alimentos.

Como saber se o alimento foi irradiado?

  • O período de exposição à radiação é breve, desta forma, não causa qualquer prejuízo ao produto, pelo contrário, torna-o mais seguro ao consumidor. Para saber se o alimento foi irradiado procure o selo:

Postagens relacionadas: