Quais são os três momentos que envolvem a construção do PPP?
Índice
- Quais são os três momentos que envolvem a construção do PPP?
- Como é o processo de elaboração do PPP?
- Qual a importância da construção coletiva do PPP?
- Quem faz parte da construção do PPP?
- Quais são as etapas do projeto político pedagógico?
- Quais são as etapas de criação do projeto político pedagógico de uma escola pública?
- Como deve ser o processo de construção do PPP pelas escolas?
- Como deve acontecer o processo de elaboração do projeto político pedagógico de uma escola?
- Qual a importância do projeto político pedagógico?
- Qual a importância do projeto político pedagógico para o desenvolvimento do aluno respeitando a sua singularidade?
- Qual a fórmula para a realização do PPP?
- Como deve ser redigido um PPP?
- Qual a principal possibilidade de construção do Projeto Político- Pedagógico?
- Quais são os pressupostos de um Projeto Político-Pedagógico?
Quais são os três momentos que envolvem a construção do PPP?
Nela envolvem-se três momentos basilares: “a descrição e a problematização da realidade escolar, a compreensão crítica da realidade descrita e problematizada e a proposição de alternativas de ação, momento de criação coletiva” (VEIGA, 2002, p. 9).
Como é o processo de elaboração do PPP?
O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.
Qual a importância da construção coletiva do PPP?
Superando administrações verticais, surgem propostas de gestão democrática, possibilitando a par- ticipação do coletivo na construção do PPP da instituição escolar. ... Para a participação deixar de ser mera teoria, ela precisa ganhar vida nas ações diárias, consolidando-se como gestão democrática.
Quem faz parte da construção do PPP?
A elaboração do Projeto Político Pedagógico pode ocorrer de diversas formas. Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade. Outras instituições optam pela participação individual ou pela formação de plenárias.
Quais são as etapas do projeto político pedagógico?
O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.
Quais são as etapas de criação do projeto político pedagógico de uma escola pública?
Como se vê, o projeto político-pedagógico envolve várias etapas do processo escolar: planejamento de atividades, execução do que foi previsto, avaliação e reavaliação mediante as mudanças. Ele estipula, de forma geral, as principais metas da escola e como isso será realizado.
Como deve ser o processo de construção do PPP pelas escolas?
O processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola é dinâmico, exige esforço coletivo e comprometimento. Não é apenas a elaboração de um documento escrito; deve ser legitimado na ação. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta.
Como deve acontecer o processo de elaboração do projeto político pedagógico de uma escola?
A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo.
Qual a importância do projeto político pedagógico?
Ou seja, o PPP é responsável por fazer tanto uma avaliação geral da educação, como direcionar as etapas a serem seguidas durante o ano. É importante lembrar que o Projeto Político Pedagógico da escola é um guia para a execução das atividades e deve manter a flexibilidade necessária para lidar com imprevistos.
Qual a importância do projeto político pedagógico para o desenvolvimento do aluno respeitando a sua singularidade?
É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.
Qual a fórmula para a realização do PPP?
- Também não há uma fórmula para a realização dessa reunião: o importante é que ela se atenha ao cumprimento do que está proposto no PPP. Elaborar o PPP é o primeiro passo. O próximo passo é planejar muito bem o ano letivo para alcançar as metas estabelecidas.
Como deve ser redigido um PPP?
- Um PPP redigido adequadamente deve conter: O documento deve começar, obviamente, identificando a escola ao qual se refere. O cabeçalho deve conter, então: Aqui deve-se explicar quais são os princípios da instituição de ensino: o que acredita-se ser correto para educação e como é o aluno que se pretende formar.
Qual a principal possibilidade de construção do Projeto Político- Pedagógico?
- Segundo Veiga (2004, p. 14), A principal possibilidade de construção do projeto político- pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva.
Quais são os pressupostos de um Projeto Político-Pedagógico?
- (SCHIEFELBEIN, 1978, p. 53) Os pressupostos que podem ser considerados na construção de um projeto político-pedagógico, e aqui analisados, são denominados por Aguilar2(1997, p. 7-10) como dimensões ou elementos constitutivos de um projeto político-pedagógico.