adplus-dvertising

O que acontece no processo de fermentação do iogurte?

Índice

O que acontece no processo de fermentação do iogurte?

O que acontece no processo de fermentação do iogurte?

O processo de fermentação se inicia quando as culturas do iogurte convertem parte da lactose em ácido lático, consequentemente, diminui o pH até o ponto em que a caseína torna-se insolúvel e aumenta a viscosidade do leite.

Que microrganismos são responsáveis pela fermentação do iogurte?

Lactobacillus bulgaricus O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus.

O que é a fermentação do leite?

Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose.

Qual o processo de fabricação do iogurte?

  • O processo de fabricação do iogurte envolve muita tecnologia e ingredientes de qualidade. Estudos da bioquímica do leite chegaram ao processamento desse produto. A produção do iogurte tem início na seleção das matérias-primas como o leite, o leite em pó e o açúcar.

Qual a temperatura para o desenvolvimento do iogurte?

  • O pH e a temperatura para o desenvolvimento do Streptococcus thermophillus estão compreendidos em 6,8 e 38° C, enquanto que para o Lactobacillus bulgaricus estão compreendidos em 6,0 e 43° C. O primeiro chega até 90° Dornic de acidez, enquanto que o segundo vai até 140° Dornic. A cultura do iogurte deve conter um percentual igual dos dois germes.

Por que o iogurte é um probiótico?

  • Além disso, o iogurte também é considerado um probiótico já que contém bactérias vivas, como Bifidobactérias e Lactobacillus que ajudam a melhorar a saúde do sistema digestivo, além de ser rico em outros nutrientes, principalmente cálcio, o que ajuda a prevenir a osteoporose.

Como é produzido o iogurte genuíno?

  • O iogurte genuíno é produzido pela associação em partes iguais, das seguintes bactérias: Streptococcus thermophilus. Cada uma dessas bactérias confere ao produto uma característica especial. A bactéria deverá apresentar germes vivos da flora normal, não podendo conter impurezas nem qualquer elemento estranho à sua composição.

Postagens relacionadas: