adplus-dvertising

Como as esponjas obtêm alimento e oxigênio?

Índice

Como as esponjas obtêm alimento e oxigênio?

Como as esponjas obtêm alimento e oxigênio?

Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.

São estruturas responsáveis pela captura de alimentos?

As células responsáveis pela captura de alimento em esponja são os coanócitos. Os coanócitos possuem formato ovoide e a presença de um flagelo e capturam os alimentos levados até o porífero por meio da água através da pinocitose ou fagocitose.

Quais são os alimentos das esponjas?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Por que são alimentadas pelas esponjas?

  • Em resumo, as esponjas são alimentadas pelos seus poros que absorvem os nutrientes encontrados na água. Estes são geralmente microrganismos e partículas orgânicas. Canais flagelados capturam nutrientes. Os arqueócitos e os coanócitos decompõem as partículas por fagocitose.

Por que as esponjas não têm uma alimentação ativa?

  • As esponjas não têm uma alimentação ativa, pois são animais sésseis, ou seja, não possuem capacidade de locomoção e estão presas ao substrato onde vivem, como o fundo do mar, razão pela qual não conseguem sair do meio ambiente.

Qual o principal mecanismo da esponja?

  • O principal mecanismo é de natureza química, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana. No fundo do mar, corais, cnidários e poríferos entre outros competem pelos espaços em substratos sólidos, como as rochas.

Qual a origem das esponjas?

  • No caso da assexuada, ela decorre da fragmentação, do brotamento e, também, por meio da constituição da gêmula – uma estrutura de formação. As esponjas são caracterizadas como animais filtradores, promovendo a respiração por meio de trocas gasosas por difusão.

Postagens relacionadas: