Como funciona o processo de certificação ISO 9001?
Índice
- Como funciona o processo de certificação ISO 9001?
- Como se dá o processo de certificação?
- O que é a certificação ISO 9001?
- Em que se baseia principalmente a auditoria de certificação de um sistema da qualidade ISO 9001?
- O que é e para que serve a ISO 9001?
- Quanto tempo dura o certificado ISO 9001?
- O que é a norma ISO 9001?
- Quem é o certificado da ISO 9001?
- Por que serve a ISO 9001 na sua empresa?
- Como começar com o diagnóstico da ISO 9001?
- Qual a estrutura da norma ISO 9001?
Como funciona o processo de certificação ISO 9001?
As auditorias para ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, PBQP-h, entre outras, são compostas basicamente, por três etapas: planejamento, condução e conclusão. ... O auditor entrevista os colaboradores, acompanha a produção, avalia a infraestrutura e verifica documentos e registros. A conclusão é a fase final de auditoria.
Como se dá o processo de certificação?
Certificação é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras.
O que é a certificação ISO 9001?
A certificação ISO 9001 ajuda as organizações a desenvolver e melhorar o desempenho e demonstrar altos níveis de qualidade ao oferecer suas propostas de contrato. A certificação ocorre após a conclusão bem-sucedida de uma auditoria da norma ISO 9001 e permite à organização: Operar com mais eficiência.
Em que se baseia principalmente a auditoria de certificação de um sistema da qualidade ISO 9001?
A própria norma ISO 9001 diz sobre auditoria interna: ... Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
O que é e para que serve a ISO 9001?
A ISO 9001 propõe requisitos que aperfeiçoam o sistema de gestão de qualidade aprimorando os processos de forma geral da organização. Portanto, ela incentiva a melhora crescente das empresas. ... Ou seja, o selo de qualidade traz segurança e confiança para as empresas que a utilizam.
Quanto tempo dura o certificado ISO 9001?
3 anos A certificação ISO possui validade de 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.
O que é a norma ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas de padronização) para a implantação do sistema em uma organização.
Quem é o certificado da ISO 9001?
- As empresas que emitem o certificado da ISO 9001, ISO 14001, entre outras normas, são os Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade – OCS. Eles são responsáveis por auditar e validar a conformidade das empresas para emissão do certificado com base nas normas ABNT ISO 9001.
Por que serve a ISO 9001 na sua empresa?
- Para que serve a ISO 9001? De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa. Monitorar continuamente a satisfação dos clientes. ESTÁ PENSANDO EM COLOCAR A ISO 9001 NA SUA EMPRESA?
Como começar com o diagnóstico da ISO 9001?
- Você descobrirá pontos cego e coisas que podem ser melhoradas. Por isso, o ideal é começar com um bom diagnóstico. Assim você compreende a situação atual dos seus processos e da empresa como um todo. A ISO 9001:2015 vai exigir que você delimite um escopo para o seu sistema de gestão da qualidade.
Qual a estrutura da norma ISO 9001?
- A estrutura da ISO 9001. A ISO 9001 na versão em Português pode ser comprada no site da ABNT e possui a sua estrutura baseada na Estrutura de Alto Nível das normas ISO. Isso quer dizer que é compatível com outras normas de sistema de gestão facilitando a sua integração. A estrutura da norma é: