Como ocorre o processo de diálise?
Como ocorre o processo de diálise?
A diálise é realizada por meio da filtração do sangue que é retirado pouco a pouco do organismo através de uma agulha especial para a punção da fístula arteriovenosa (FAV).
Quando fazer diálise?
Se a sua função renal cair para 15% ou menos, é recomendável começar a fazer diálise. Se você sentir algum sintoma grave causado pela doença renal, como falta de ar, fadiga, cãibras musculares, náuseas ou vômitos, também se recomenda iniciar a diálise.
Qual a aplicação da diálise?
- A diálise tem grande aplicação terapêutica em pacientes com deficiências no mecanismo de filtragem do sangue nos rins e, mais especificamente, na eliminação de compostos nitrogenados, como a uréia e a creatinina.
Como é efetuada a diálise assistida?
- Pode ser efetuada pelo próprio paciente (auto-diálise) ou por um cuidador (diálise assistida). Com o envelhecimento e longevidade progressivos da população esta última técnica pode ser uma alternativa relevante.
Qual a diferença entre diálise e hemodiálise?
- A diferença mais significativa na perspetiva dos pacientes parece ser o facto de a diálise peritoneal não envolver de forma direta o seu sangue. Não se vê sangue! É possível que um paciente em hemodiálise opte por diálise peritoneal ou tenha necessidade dessa transferência, por falência múltipla de acessos vasculares.
Qual o esquema de diálise para cada paciente?
- O esquema de diálise é variável, pois devemos ofertar a quantidade adequada de diálise individualmente para cada paciente. Assim, para cada indivíduo deve-se determinar o tempo de diálise, o tipo e o tamanho do dialisador, o fluxo de sangue e o número de sessões de hemodiálises semanais.