Como é o processo de confecção da xilogravura e a relação dela com a produção na literatura de cordel?
Índice
- Como é o processo de confecção da xilogravura e a relação dela com a produção na literatura de cordel?
- Como é feita a xilogravura no cordel?
- Quais as etapas da xilogravura?
- Qual é a relação da xilogravura com a literatura de cordel?
- Qual a ligação da xilogravura e a literatura de cordel?
- O que é xilogravura e literatura de cordel?
- Como fazer uma gravura ilustrada?
- Como fazer a gravura da matriz?
- Quem são os principais xilógrafos brasileiros?
Como é o processo de confecção da xilogravura e a relação dela com a produção na literatura de cordel?
Resposta: O processo de confecção da Xilogravura é aquele que envolve a técnica de realização de desenho conhecido como gravuras sobre um relevo de madeira, sendo que tal madeira virá a servir como um "molde", por assim dizer, que poderá passar a imagem para o papel, funcionando de forma parecida com um carimbo.
Como é feita a xilogravura no cordel?
Em geral, a xilogravura utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. No Alfa as crianças utilizaram papel, tinta guache e isopor para compor suas obras pessoais e, a partir delas, contar histórias.
Quais as etapas da xilogravura?
Xilogravura passo a passo
- Lixe uma placa de madeira plana. ...
- Depois de a madeira estar toda lixada, o segundo passo é o desenho. ...
- Agora é a hora do entalhe ou corte da matriz. ...
- Esta é a fase da pintuura. ...
- Fase da impressão.
Qual é a relação da xilogravura com a literatura de cordel?
A relação entre xilogravura e literatura de cordel é mais recente do que muita gente imagina. ... Mas quando a xilogravura começou a ser usada nas capas dos folhetos acabou aposentando quase totalmente essas outras formas de ilustração.
Qual a ligação da xilogravura e a literatura de cordel?
A xilogravura era uma espécie de forma onde se faziam os desenhos para depois serem impressos, ou seja, era uma técnica ou arte de fazer desenhos em madeiras, por isso a literatura de cordel tem uma relação muito próxima com a xilogravura, pois os desenhos dos cordéis eram feitos utilizando esta técnica.
O que é xilogravura e literatura de cordel?
A xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilógrafos populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel.
Como fazer uma gravura ilustrada?
- Em seu processo, uma gravura é entalhada na madeira com auxílio de objeto cortante e, na sequência, utiliza-se um rolo de borracha embebida em tinta, que penetra somente nas partes onde está a gravura (entalhe). Então, a parte em que fica a gravura é colocada em contato com a superfície a ser ilustrada.
Como fazer a gravura da matriz?
- Gravando na matriz: já com o desenho aplicado sobre a matriz, é hora de iniciar a gravura. Com o auxílio de um estilete ou outro objeto cortante, o desenho deve ser contornado de modo que as linhas sejam levemente afundadas na superfície da matriz.
Quem são os principais xilógrafos brasileiros?
- Gilvan Samico, Abraão Batista, Amaro Francisco, José Costa Leite, José Lourenço e J. Borges estão entre os principais xilógrafos brasileiros.