É normal ter um pequeno sangramento no início da gravidez?
Índice
- É normal ter um pequeno sangramento no início da gravidez?
- Como é o sangramento no início da gravidez?
- O que fazer para parar o sangramento no início da gravidez?
- Quais os sintomas durante a menstruação?
- Como ocorre o sangramento na gravidez?
- Por que sangrar durante a gravidez?
- Quem sofre com sangramento de implantação na gravidez?
- Como avaliar o sangramento vaginal na gravidez?
É normal ter um pequeno sangramento no início da gravidez?
Primeiro trimestre Nas primeiras semanas, é normal acontecer a um pequeno sangramento, conhecido como nidação. "Ele pode significar apenas a acomodação do saco gestacional, estrutura que, em um primeiro momento, irá abrigar o embrião", explica o médico.
Como é o sangramento no início da gravidez?
A própria nidação (implantação do embrião no útero) pode causar um pequeno sangramento, antes mesmo de a gravidez ter sido confirmada. Alterações uterinas como os pólipos que crescem no endométrio e no colo do útero podem gerar sangramentos, assim como os miomas, que são tumores benignos dentro do útero.
O que fazer para parar o sangramento no início da gravidez?
Esse tipo de sangramento é o mais comum entre as gestantes que tem algum tipo de alerta com sangramentos durante a gravidez, porém são totalmente contornáveis em 80% dos casos com medicação apropriada como reposição de progesterona, com Ultrogestan ou similares e também com repouso total da gestante.
Quais os sintomas durante a menstruação?
A menstruação pode trazer desconfortos como inchaço abdominal, retenção de líquidos, mudanças de humor, indisposição, náusea, mal-estar geral, dor de cabeça, nas costas e cólicas, o que, em alguns casos, chega a atrapalhar as atividades do dia a dia. Esses sintomas costumam durar cerca de 24 horas.
Como ocorre o sangramento na gravidez?
- O sangramento na gravidez após relação sexual é bastante comum, se em pequena quantidade. Ele ocorre por rompimento dos vasos do colo do útero (na parte externa, que não tem contato com o bebê). Caso ele persista por muito tempo, é importante buscar avaliação médica. As hemorroidas são um problema que podem aparecer na gravidez.
Por que sangrar durante a gravidez?
- Apesar de alarmante, o problema também pode ter causas pouco significativas como sua origem, porém isso não descarta a necessidade de auxílio médico. Entenda: De acordo com a ginecologista Valéria Branda, do Hospital Universitário de São Bernardo (HMU), sangrar durante a gravidez é mais comum do que se pensa e nem sempre indica um aborto.
Quem sofre com sangramento de implantação na gravidez?
- Nem todas as mulheres sofrem com sangramento de implantação na gravidez. Na verdade, ela ocorre apenas em um terço das vezes. Caso não perceba pontinhos de sangue na calcinha, mas note outros sintomas, como náuseas, cansaço ou ausência da menstruação, ainda existe a possibilidade de gravidez.
Como avaliar o sangramento vaginal na gravidez?
- O sangramento vaginal na gravidez é um problema bastante comum e nem sempre indica problemas graves, mas é importante que seja avaliado pelo médico assim que a mulher note a sua presença, já que também é possível que indique uma situação grave.