adplus-dvertising

Como é o processo de fabricação do óleo de soja?

Índice

Como é o processo de fabricação do óleo de soja?

Como é o processo de fabricação do óleo de soja?

As principais etapas do processo de refinação do óleo bruto de soja são: degomagem ou hidratação; neutralização ou desacidificação; branqueamento ou clarificação; desodorização.

Qual é o processo do óleo?

Degomado ou Purificado: o óleo que após sua extração, teve extraídos os fosfolipídeos; Refinado: que após a extração e degomagem é refinado mediante o emprego de processos tecnológicos adequados (neutralização, clarificação e desodorização).

O que é processo de degomagem?

A degomagem é a primeira etapa no refino de óleos vegetais e tem como principal objetivo a remoção dos fosfolipídios ou gomas.

Quais são os produtos e subprodutos oriundos da extração de óleo da soja?

Durante o refino de óleos vegetais são gerados três subprodutos principais: as gomas resultantes do processo de degomagem, as borras oriundas da etapa de neutralização do óleo bruto e o condensado proveniente da desodorização.

Quais os principais subprodutos da soja?

A partir do grão de soja são obtidos diversos subprodutos, tais como farinha, farelo, proteína texturizada e óleo, constantemente utilizados em formulações de alimentos como biscoitos, pães, chocolates, entre outros.

Como cuidar da produção de óleo de soja?

  • Se você quer uma boa produção de óleo de soja, precisa ter uma boa plantação! Por isso desde o cultivo do solo até a colheita, é preciso ter um cuidado especial com a planta! Cuidar disso vai ajudar você a ter um óleo de melhor qualidade – o que ajuda a ganhar mais dinheiro também.

Qual a estrutura química do óleo de soja?

  • Veja a estrutura química de cada um dos ácidos graxos que podem ser encontrados no óleo de soja: O óleo de soja não é nada mais, nada menos, que uma mistura de ácidos graxos obtidos a partir da leguminosa denominada de soja. O estado físico do óleo de soja ou de qualquer outro óleo, em temperatura ambiente, é sempre líquido.

Qual a capacidade de extração de óleo de soja por solvente?

  • Para a soja e o farelo de arroz, entre outros, o processo de extração por solvente é indicado, em virtude do baixo teor de óleo. As unidades industriais de extração de óleo de soja por solvente apresentam uma capacidade instalada que pode chegar a 3000 toneladas/dia. Ou seja, exige uma quantidade considerável de matéria-prima.

Qual o teor de óleo de soja e farelo de arroz?

  • A tabela apresenta os teores de óleo de algumas matérias-primas utilizadas na extração de óleos ou gorduras. Para a soja e o farelo de arroz, entre outros, o processo de extração por solvente é indicado, em virtude do baixo teor de óleo.

Postagens relacionadas: