Qual é o sotaque de Paraná?
Qual é o sotaque de Paraná?
Normalmente, quem é de Curitiba jura de pé junto que o curitibano não tem sotaque. Mas, apesar de muitos de nós acreditarmos piamente que não existe variação em nosso jeito de falar quando comparado às demais regiões brasileiras, a verdade é que existe sim um sotaque curitibano típico e bem marcante.
Como curitibano fala salsicha?
Vina é a salsicha. Curitibano sempre vai falar que não tem sotaque e que apenas pronuncia as palavras da maneira correta.
Como é o sotaque paraense?
Voltando ao modo de falar paraense, uma grande influência vem de Portugal, mais especificamente do norte, lugar de origem do som chiado: o s com som de X, em palavras como mesmo, ou ao fim de sílaba, como em folhas. ... Palavras como carapanã e igarapé vêm justamente da língua tupi, e são utilizadas até hoje.
É vina ou salsicha?
Vina é uma corruptela da palavra alemã “Wienerwurst“, sendo “wiener” “Viena” e “wurst”, salsicha, o que forma “salsicha de Viena”. Logo, tanto vina quanto salsicha estão corretas (embora vina seja mais gostosa ;D).
Qual a cultura do Paraná?
- Em sua composição étnica, a cultura do Paraná soma uma grande quantidade de etnias como portugueses, espanhóis, italianos, alemães, neerlandeses, eslavos ...
Quais são as tradições do Paraná?
- Tradições polonesas, alemãs, ucranianas, libanesas e japonesas, como é o caso, foram somadas às manifestações originárias dos povos indígenas, da África, de Portugal e de Espanha, diversificando ainda mais a cultura do Paraná.
Quais os hábitos do povo paranaense?
- O povo paranaense legou vários dos hábitos, como o costume de consumo de ervas, milho, mandioca, mel e tabaco. Depois, os tropeiros colaboraram com a cultura de consumir o chimarrão, o café e o feijão-de-tropeiro e os escravos africanos trouxeram como legado a feijoada, a cachaça e suas danças e ritos.
Como é falado no Rio Grande do Sul?
- Também é falado no norte e noroeste do Rio Grande do Sul . Caracteriza-se pelo fenômenos de redução vocálica e de harmonia vocálica relacionados às vogais médias em posição pretônica. Alguns autores destacam a variação entre as vogais médias fechadas e as médias abertas.