adplus-dvertising

Como é o funcionamento de uma válvula termostática?

Índice

Como é o funcionamento de uma válvula termostática?

Como é o funcionamento de uma válvula termostática?

Funciona de uma maneira bem simples: quando o motor se encontra frio, a válvula bloqueia totalmente a passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o líquido que se encontra dentro do bloco do motor chegue ao radiador. ... Quanto mais rápido o motor atingir a sua temperatura normal de funcionamento, melhor.

Porque a válvula termostática estraga?

No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador. Com isso, o motor vai elevando a temperatura gradativamente até chegar ao ponto de superaquecer.

Qual o tempo de trocar a válvula termostática?

Os fabricantes em geral não definem uma quilometragem ou período específico para se fazer a troca preventiva dessa válvula. Porém, na prática das oficinas é comum ter que substituir essas peças a partir dos 30 mil km rodados.

Qual a temperatura para abrir a válvula termostática?

A partir do momento em que essa temperatura chega a números entre 80° e 90° célsius a válvula começa a abrir empurrando a haste do cilindro que contém a cera. Quando a temperatura chega entre 93° e 103° célsius ela já está totalmente aberta permitindo totalmente a passagem do líquido para o radiador.

O que acontece se eu retirar a válvula termostática?

A consequência do mal funcionamento da válvula termostática pode ser o super aquecimento do motor, já que a temperatura pode ficar bem elevada. Com a retirada da válvula termostática, teoricamente o fluxo vai direto do motor para o radiador.

Como saber se a válvula termostática abriu?

A válvula pode ter sido removida ou se encontra travada na posição totalmente aberta. – O marcador de temperatura está se elevando além do normal e não há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada? A válvula pode estar travada na posição totalmente fechada.

O que ocorre se a válvula termostática estragar na posição aberta?

Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário. ... Existem dois tipos de válvula termostática.

Quanto custa para trocar a válvula termostática do carro?

O mais impressionante é que tudo isso poderia ser facilmente evitado. Primeiro com a troca preventiva da válvula termostática, peça que não custa mais de R$ 100 para realizar a substituição.

Quanto custa para trocar a válvula termostática?

Primeiro com a troca preventiva da válvula termostática, peça que não custa mais de R$ 100 para realizar a substituição.

Em qual momento a ventoinha e mais acionada?

Quando atinge uma temperatura mais elevada, a ventoinha é ativada e o resfriamento do motor inicia. Isso é importante, por exemplo, para o carro não sobreaquecer quando estiver parado no trânsito ou após ser desligado. Nesse caso, o normal é que ela permaneça ligada, em média, 10 minutos.

Qual é a válvula termostática do motor?

  • A válvula termostática faz parte do sistema de arrefecimento do motor, que é um dos mais importantes de um veículo. Ele é essencial para que o motor funcione em temperatura adequada, evitando assim superaquecimento e danos catastróficos ao propulsor. Mas, um item é essencial nesse conjunto e

Quais os sintomas de uma válvula termostática com defeito?

  • Esses sintomas de uma válvula termostática com defeito podem causar problemas graves. O termostato é uma parte importante que controla a temperatura do seu motor. A temperatura é algo que fará o seu motor funcionar bem ou pode explodir.

Qual a temperatura inicial da válvula de carburação para gasolina?

  • Normalmente, ela inicia a abertura por volta de 80°C e fica completamente aberta aos 95°C. No passado, quando os carros eram carburados, muitos trocavam a válvula própria para álcool por gasolina, pois, a temperatura inicial de abertura era menor que no caso do combustível vegetal, evitando assim que o motor superaquecesse.

Quando o termostato não funciona?

  • Quando o termostato não funciona o motor pode superaquecer e provocar sérios danos. Assim que perceber o aumento de temperatura pare e desligue o motor imediatamente e só retorne a ligar quando o motor esfriar. Assim que possível procurar uma oficina mecânica para reparos.

Postagens relacionadas: