Como é o ferrão da arraia?
Índice
- Como é o ferrão da arraia?
- Qual o veneno da arraia?
- Como a arraia ataca?
- Como tirar o ferrão da arraia?
- O que fazer em caso de Esporada de arraia?
- Qual é a raia mais venenosa?
- Porque ferroada de arraia dói tanto?
- Por que as arraias são perigosas?
- Qual é o tamanho das raias?
- Quais são as espécies das raias?
- Qual a diferença entre raias e tubarões?
- Por que não dá para encontrar raias nas águas brasileiras?

Como é o ferrão da arraia?
Com quase 10 centímetros de comprimento, o ferrão da arraia fluvial é uma estrutura óssea em forma de faca serrilhada, recoberto por um tecido glandular que se rompe na ferroada e libera o veneno no organismo da vítima.
Qual o veneno da arraia?
As arraias têm veneno nos espinhos situados na parte posterior da cauda. As lesões costumam ocorrer quando uma pessoa pisa uma arraia (que costuma estar enterrada na areia) ao caminhar em águas marinhas pouco profundas.
Como a arraia ataca?
Ao ser perturbada ou estressada, a raia costuma dar violentas "chicotadas" com sua cauda. Nesse momento, seu aguilhão adquire uma posição perpendicular à cauda e, ao atingir sua vítima, provoca ferimentos profundos e graves com inoculação de peçonha.
Como tirar o ferrão da arraia?
Deve-se irrigar suavemente as ferroadas de arraia em uma extremidade com água salgada como uma tentativa de remover fragmentos do ferrão, tecido glandular e tegumento.
O que fazer em caso de Esporada de arraia?
Imersão em água morna, embora recomendada por alguns especialistas, ainda não foi provada como sendo um tratamento precoce eficaz para lesões por arraias. No departamento de emergência, a ferida deve ser reexaminada para verificar restos da camada e debridada; anestesia local é administrada, se necessário.
Qual é a raia mais venenosa?
Veneno de raias de água doce varia de acordo com o sexo e a idade
- Peter Moon | Agência FAPESP – Não existe antídoto ou tratamento específico para o veneno da raia de água doce, apesar de acidentes envolvendo ferroadas do animal serem comuns em rios amazônicos e de outras regiões.
- Potamotrygon rex.
Porque ferroada de arraia dói tanto?
Semelhante a uma faca serrilhada, o ferrão do animal é recoberto por um tecido glandular que se rompe quando acionado, liberando o veneno no organismo da vítima e causando a dor aguda a que Barbosa se refere.
Por que as arraias são perigosas?
A arraia tem um ferrão serrilhado na cauda, que pode ser simples, duplo e até triplo. O ferrão entra fácil e sai rasgando, por isso machuca muito, e é coberto por um muco onde fica o veneno. ... A pessoa pisa na arraia que, para se defender, vira a cauda em direção à perna da pessoa enfiando o ferrão.
Qual é o tamanho das raias?
- Atrás de cada olho é possível verificar uma fenda denominada espiráculos, que se liga à câmara branquial e serve de entrada de água para as brânquias. O tamanho de corpo que se verifica nas raias pode variar de 15 centímetros a 7 metros de largura, de uma nadadeira peitoral à outra.
Quais são as espécies das raias?
- Ainda falando de reprodução das raias, esses são animais que possuem várias espécies e por isso podem ser incluir em dois grupos: das ovíparas e das vivíparas. O ovo das ovíparas é protegido por uma cápsula queratinosa escura e grossa, além disso, eles têm uma espécie de gancho nas extremidades.
Qual a diferença entre raias e tubarões?
- As raias, arraias ou peixes batóides, diferem dos tubarões e cações principalmente por possuírem cinco pares de fendas branquiais na região ventral do corpo. O corpo deste animais pertencentes a ordem Bathoidea são caracterizados por serem achatados, apresentando nadadeiras peitorais muito desenvolvidas, formando um disco.
Por que não dá para encontrar raias nas águas brasileiras?
- Não é sempre que dá para encontrar raias nas águas brasileiras, além de lugares certos, como foi citado anteriormente, tem o período que é mais fácil de vê-las. Elas costuma aparecer no litoral do sudeste no inverno, é muito comum vê-las no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.