adplus-dvertising

O que é mapeamento de retina em bebê?

Índice

O que é mapeamento de retina em bebê?

O que é mapeamento de retina em bebê?

O exame para a avaliação da retina do prematuro deve ser feito após a “dilatação pupilar” com instilação de colírios, e é conhecido como “exame de fundo de olho” ou mapeamento de retina.

Como é feito o exame de fundo de olho em bebê?

O Teste do Olhinho é um exame simples, rápido e indolor. Não é preciso pingar colírio nos olhos para o exame. Ele é feito iluminando os olhos do bebê ou da criança com um feixe de luz (uma espécie de lanterna chamada oftalmoscópio), que reflete na retina e permite que o examinador veja o reflexo vermelho.

Como é feito o exame de vista em bebê?

É um exame simples, rápido e indolor, realizado com um aparelho chamado oftalmoscópio direto, com o qual o médico examina os olhos da criança. Deve ser realizado numa sala escura, com um auxiliar segurando o bebê, para garantir que o examinador tenha fácil acesso aos olhos do paciente.

Qual é o exame de mapeamento de retina?

  • O exame de mapeamento de retina é aquele em que você posiciona o rosto em um aparelho, e o médico ou profissional habilitado incide uma luz sobre o seu olho. O procedimento é bem simples de ser feito e é fundamental na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças oculares.

Como o mapeamento de retina pode ser indicado em bebês prematuros?

  • Além disso, o mapeamento de retina também pode ser indicado em bebês prematuros, com idade igual ou inferior a 32 semanas, ou com peso igual ou inferior a 1.500 g, pois nestes casos pode haver a retinopatia da prematuridade, doença que provoca alterações nos vasos sanguíneos do bebê.

Como é feito o exame de retina?

  • Como o exame é feito? O mapeamento de retina é um exame simples realizado em consultório. Para o procedimento, o médico utiliza um aparelho chamado oftalmoscópio, que é posicionado à distância de cerca de quinze centímetros dos olhos.

Como identificar o descolamento de retina?

  • Com esta observação, o oftalmologista poderá identificar possíveis alterações e, se necessário, pedir mais exames, como tomografia, ou, até, indicar tratamentos, como remédios para tratar inflamações ou cirurgia para reposicionar o descolamento de retina, por exemplo.

Postagens relacionadas: