adplus-dvertising

Qual a origem dos artrópodes?

Índice

Qual a origem dos artrópodes?

Qual a origem dos artrópodes?

Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.

Em que tempo em que era e em que período geológico surgiram os artrópodes?

Período Cambriano Foi quando apareceu a maioria dos principais grupos de animais, entre eles os anelídeos, artrópodes, braquiópodes, equinodermos, moluscos e esponjas. O domínio era dos trilobitas (extintos no Permiano) e dos braquiópodes.

Será que os artrópodes não podem ser encontrados?

  • A verdade é que não há sequer um lugar no planeta que eles não possam ser encontrados! Os artrópodes possuem o corpo segmentado em cefalotórax e abdômen nos crustáceos e quelicerados e em cabeça, tórax e abdômen nos insetos e miriápodes. Eles também possuem apêndices articulados, as patas e as antenas, que permitem a movimentação.

Quais são os órgãos do artrópode?

  • Como o nome sugere, tais artrópodes, típicos de terra firme, possuem quelíceras como característica típica do grupo. Além disso, possuem pelo menos cinco olhos simples, e um par de pedipalpos. Estes funcionam como órgãos gustativos, auxiliam na manipulação de alimento e podem se apresentar modificados em órgão de cópula.

Quais são os animais artrópodes?

  • Os animais artrópodes são celomados, triblásticos, com simetria bilateral, corpo segmentado (metameria) e sistema digestório completo. Na maior parte das espécies, ocorre fusão dos metâmeros para formar certas partes do corpo, chamadas tagmas.

Qual a etapa de troca do exoesqueleto?

  • Nessa fase, o corpo do animal retém água e ar, o que facilita a sua sustentação durante a troca e exerce uma pressão que ajuda no rompimento da carapaça velha. 2º. Ecdise – troca efetiva dos exoesqueletos, ou seja, a etapa em que o esqueleto antigo é descartado, dando lugar a um novo. 3º.

Postagens relacionadas: