Qual a importância da coleta de citologia oncótica realizada pelo enfermeiro?
Índice
- Qual a importância da coleta de citologia oncótica realizada pelo enfermeiro?
- Quais são as possíveis causas de resultados de falso negativo na citologia de colo uterino?
- O que quer dizer citologia oncótica?
- Qual a importância da citologia para a enfermagem?
- Qual o papel do enfermeiro no preventivo?
- Como é feito o exame citopatológico?
- Quais são as principais causas que levam ao resultado de indicação de citologia inflamatória?
- Quais condições poderiam levar a um falso positivo no exame de Citopatologia?
- Como é feito o exame de citologia oncótica?
- Como é o exame de Citologia oncótica?
- Qual é o exame de citologia?
- Quando deve-se realizar o exame citopatológico?
- Quais são os tipos de citologia?

Qual a importância da coleta de citologia oncótica realizada pelo enfermeiro?
O exame Papanicolau é importante para detecção precoce do câncer uterino, mas também detecta infecções vaginais como Candidíase, Tricomoníase e Gardenerella vaginalis, além de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas Sífilis, Clamídia e Gonorreia (ALVES; SÁ E SILVA, 2014).
Quais são as possíveis causas de resultados de falso negativo na citologia de colo uterino?
CONCLUSÕES: a maioria dos fatores associados à liberação de um resultado FN é dependente das condições e técnicas de coleta de material, pois, em grande parte, a lesão pode não estar adequadamente representada no esfregaço, e também fatores obscurecedores como sangue e processo inflamatório podem prejudicar a análise.
O que quer dizer citologia oncótica?
O que é? É uma maneira de examinar células coletadas do colo do útero. O objetivo principal do exame é detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor.
Qual a importância da citologia para a enfermagem?
A citologia se dedica à análise não só da estrutura das células, mas também da interação entre elas. Por meio de um mapeamento dessas funções, é possível descobrir como os microrganismos agem nas células, sejam eles vinculados a doenças ou não.
Qual o papel do enfermeiro no preventivo?
Para melhor qualidade da assistência às mulheres, o papel do enfermeiro da ESF é orientar e informar quanto à importância do exame preventivo, de uma forma interativa, am- pliando o autoconhecimento e o autocuidado do pú- blico feminino.
Como é feito o exame citopatológico?
Como é feito o exame Papanicolau?
- Observação ou exame externo para detecção de infecções;
- Introdução de um aparelho (espéculo) para manter o canal vaginal aberto e observar o colo do útero;
- Coletar o material com uma espátula ou cotonete diretamente do colo do útero, que serão analisadas em laboratório.
Quais são as principais causas que levam ao resultado de indicação de citologia inflamatória?
Alterações não neoplásicas (benignas): inflamação; radiação; DIU; células glandulares pós-histerectomia; Infeção (fungos; protozoários; actinomyces; vaginose bacteriana; herpes simples);
Quais condições poderiam levar a um falso positivo no exame de Citopatologia?
O rastreamento citológico em mulheres menopausadas pode levar a resultados falso-positivos causados pela atrofia secundária ao hipoestrogenismo, gerando ansiedade na mulher e procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários.
Como é feito o exame de citologia oncótica?
Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco.
Como é o exame de Citologia oncótica?
- Apesar do exame de citologia poder avaliar vários tipos de alterações, ele recebe o nome de citologia oncótica quando pesquisa especificamente a presença de células cancerígenas.
Qual é o exame de citologia?
- O exame de citologia é a análise de líquidos e secreções do corpo, através do estudo das células que compõem a amostra no microscópio, podendo detectar a presença de sinais de inflamação, infecção, sangramentos ou de câncer.
Quando deve-se realizar o exame citopatológico?
- Os exames devem seguir até os 64 anos e interromper quando as mulheres tiverem dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos.
Quais são os tipos de citologia?
- Alguns dos principais tipos de citologia são os realizados na punção aspirativa de nódulos da tireoide ou da mama, como também no exame de papanicolau ou no aspirado de secreções respiratórias, por exemplo.