adplus-dvertising

O que é endoscopia digestiva alta?

Índice

O que é endoscopia digestiva alta?

O que é endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. Por meio do endoscópio, um tubo fino que tem um microcâmera em sua extremidade, ele permite visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno.

Para que serve o exame de endoscopia digestiva alta?

É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Quais são as possíveis complicações da endoscopia digestiva alta?

Outras complicações da endoscopia digestiva alta, tais como perfuração e sangramento são excepcionais em exames diagnósticos, no entanto podem ocorrer em exames terapêuticos como retirada de corpo estranho (espinha de peixe, osso, etc), dilatação de estenoses (estreitamentos), ligadura elástica ou esclerose de varizes ...

Qual o pré-requisito para fazer uma endoscopia digestiva alta?

  • Pré-requisitos para fazer uma endoscopia digestiva alta. É imprescindível que o paciente esteja acompanhado de um adulto no dia do exame. Por conta da sedação, é normal o paciente tenha dificuldades em se locomover por sentir-se sonolento após o exame. Preparo do exame de endoscopia digestiva alta.

Por que a endoscopia digestiva alta é dolorosa?

  • A endoscopia digestiva alta não é dolorosa. Inicialmente pode sentir uma ligeira sensação de engasgamento (durante a passagem do endoscópio para o esófago), mas nunca ficará sem ar, uma vez que a traqueia estará sempre desimpedida.

Qual a taxa de complicações da endoscopia digestiva?

  • Complicações. A endoscopia digestiva é um procedimento bastante seguro, com baixo risco de complicações na maioria dos pacientes. A atual taxa de complicações de 0,0002% nas endoscopias apenas diagnósticas e 0,15% nas endoscopias em que uma intervenção é realizada. O risco de perfuração do esôfago ou estômago é menor que 0,03%.

Como funciona a endoscopia do trato gastrointestinal?

  • Ambos são procedimentos endoscópicos do trato gastrointestinal. O que muda é a via de entrada e os órgãos investigados. Na endoscopia digestiva alta, o aparelho é introduzido pela boca, passa pelo esôfago, estômago e chega, no máximo, até o duodeno (porção inicial do intestino delgado).

Postagens relacionadas: