Como é formado o sistema Hematologico?
Como é formado o sistema Hematologico?
Composição do Sangue. O sangue parece um líquido homogêneo, no entanto, com a observação por microscópio pode-se verificar que ele é heterogêneo, sendo composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma.
O que significa sistema hematológico?
A hematologia é uma área que estuda, principalmente, as doenças do sangue. Sua especialidade é identificar doenças que acometem o sangue, através do estudo dos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.
Quais as doenças hematológicas?
As doenças hematológicas são aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue, como as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, geradas na medula óssea. Essas complicações variam entre anemias, linfomas, leucemias e mielomas, podendo ser benignas ou malignas.
Quais são as principais doenças hematológicas?
Segundo o Dr. Sérgio Brasil, as várias doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.
Como funciona o Sistema hematológico?
- SISTEMA HEMATOLÓGICO O grupo A recebe doação do grupo B – seu organismo irá produzir anticorpos anti–B e formar muitos grumos para eliminar os corpos estranhos. O grupo AB tem os dois antígenos, A e B, então pode receber sangue de todos os tipos, inclusive o tipo O, portanto chamado de receptor universal.
Qual é o hemograma?
- O hemograma, em especial, descreve detalhadamente a condição da porção celular do sangue. Um hematologista, médico especializado nesta área, está envolvido em todas as atividades relacionadas à sangue.
Quais as funções básicas do sangue?
- Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias, das quais destacam-se: 1 Levar oxigênio e nutrientes para as células; 2 Retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular); 3 Conduzir hormônios pelo organismo.
Qual a origem das células do sangue?
- As origens das células do sangue são múltiplas, por exemplo, as hemácias, plaquetas e leucócitos granulócitos tem sua origem na medula óssea, já os linfócitos e monócitos originam-se no sistema reticuloendotelial, que é formado pelos linfonodos e baço, órgãos do sistema hematopoiético.