Como se faz o procedimento de paracentese?
Como se faz o procedimento de paracentese?
A paracentese costuma ser feita em ambiente hospitalar ou ambulatorial, por um médico cínico ou gastroenterologista, e para o procedimento é necessário que o paciente esteja deitado em uma maca, onde é feita a limpeza e uma anestesia no local da punção para, em seguida, ser introduzida uma agulha especial que permitirá ...
Quantas vezes se pode fazer paracentese?
Em alguns casos de ascite o tratamento clínico é ineficaz, e a paracentese se faz necessária para dar um mínimo de conforto ao paciente. O fato de a paracentese necessitar de uma frequencia semanal não acarreta perigo adicional, mas é um reflexo de uma doença avançada ou de difícil controle.
Quando a paracentese não é indicada?
Quem não deve ser submetido à paracentese ? Pacientes com abdômen agudo , distúrbios da coagulação sanguínea, distensão abdominal acentuada e infecções de pele no local da punção não devem ser submetidos à paracentese abdominal.
Qual a finalidade da paracentese?
- Paracentese é um procedimento médico que consiste na drenagem de líquido da cavidade abdominal. Geralmente, ela é realizada quando existe ascite, que é o acúmulo de líquido no abdome. A paracentese pode ser realizada com finalidade diagóstica ou terapêutica.
Qual a contraindicação da paracentese?
- Com isso, a paracentese possui contraindicações absolutas (em que não devemos fazer o procedimento de maneira alguma) e contraindicações relativas (situações em que, dependendo do risco e do benefício, podemos fazer o procedimento, mas ainda não é indicado).
Quais são as complicações desse procedimento?
- Algumas complicações podem ocorrer nesse procedimento, e elas podem ser divididas em sistêmicas (hipotensão, alterações eletrolíticas e sepse), intraperitoneais (peritonite, abscesso, sangramento e perfuração de vasos ou de vísceras) ou locais (como hematomas na parede abdominal e vazamentos pelo local da punção).