Como é produzido o HDL?
Índice
- Como é produzido o HDL?
- Como a LDL é formada?
- Como o LDL é sintetizado?
- Onde é produzido o colesterol HDL?
- Qual a função do HDL no nosso organismo?
- Porque o colesterol HDL é conhecido como bom e o LDL como mau colesterol?
- Qual o papel do LDL e do HDL no organismo?
- O que transporta o LDL?
- Por que o HDL é “bom”?
- Qual a diferença entre o HDL e o LDL?
- Por que é tão difícil elevar o HDL?
- Como aumentar os níveis de HDL?
Como é produzido o HDL?
A HDL, que é a menor das lipoproteínas e também a mais densa, é produzida no intestino e fígado. Já a LDL é a lipoproteína mais abundante e também a maior transportadora de colesterol no plasma sanguíneo, estando relacionada diretamente com o risco aumentado de doenças cardiovasculares.
Como a LDL é formada?
Assim, o VLDL, sem as gorduras, passa a ser denominado como LDL, já que é composto basicamente de colesterol e proteínas. Seu excesso no organismo, acaba fixando-se nas paredes das artérias, entupindo-as e propiciando os ataques cardíacos ou infartos.
Como o LDL é sintetizado?
É sintetizado nas células de mamíferos como parte estrutural da membrana celular, mas atuam ainda em muitos processos bioquímicos no corpo, como na biossíntese de esteroides do tipo hormônios e sais biliares que eles atuam como precursores; ou no crescimento humano, na produção de vitamina D e na reprodução.
Onde é produzido o colesterol HDL?
Todas as nossas células podem sintetizar o colesterol, mas ele é produzido principalmente no fígado e intestino.
Qual a função do HDL no nosso organismo?
A lipoproteína de alta densidade, mais conhecida como HDL, é montada no fígado e tem a função de retirar o excedente de colesterol que se deposita nos vasos sanguíneos.
Porque o colesterol HDL é conhecido como bom e o LDL como mau colesterol?
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
Qual o papel do LDL e do HDL no organismo?
Enquanto o LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.
O que transporta o LDL?
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
Por que o HDL é “bom”?
- Ele é chamado de colesterol “bom” porque além de não se aderir a parede do vaso sanguíneo devido ao seu peso, também remove o colesterol ruim (LDL) da circulação, transportando-o para o fígado, que depois elimina o LDL do corpo. O HDL, por ter alta densidade, é mais “pesado” e por isso não flutua na superfície do sangue.
Qual a diferença entre o HDL e o LDL?
- Biologia. HDL e LDL são lipoproteínas que garantem a circulação do colesterol no nosso corpo. Enquanto o HDL faz o transporte reverso, o LDL está associado a algumas doenças. As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo.
Por que é tão difícil elevar o HDL?
- Por que é tão difícil elevar o HDL? Na grande maioria dos casos, o HDL baixo tem uma origem genética. O paciente tem HDL baixo porque o seu organismo produz pouco HDL naturalmente. Além disso, os valores podem ser ainda mais reduzidos por maus hábitos de vida, como má-alimentação, sedentarismo e tabagismo.
Como aumentar os níveis de HDL?
- O fato de não haver medicamentos desenvolvidos especificamente para aumentar os valores de HDL impede que o paciente possa aumentar os níveis desta lipoproteína apenas tomando um comprimido por dia, como acontece com aqueles que desejam reduzir o LDL.