adplus-dvertising

Como é nutrida a cartilagem fibrosa?

Índice

Como é nutrida a cartilagem fibrosa?

Como é nutrida a cartilagem fibrosa?

A cartilagem fibrosa é nutrida pelo líquido sinovial, devido a ausência do periôcondrio.

Qual a composição da cartilagem fibrosa?

A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tipo de cartilagem cuja matriz é formada por colágeno tipo I e II (com predomínio do tipo I), podendo ser visualizado em feixes acidófilos. Trata-se de um tecido de transição entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina com a presença de grupos isógenos axiais.

Onde se encontra a cartilagem fibrosa?

Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso. È encontrado principalmente entre as vértebras, formando os discos intervertebrais, contribuindo com a flexibilidade e amortecimento.

Como a cartilagem obtêm seus nutrientes?

As cartilagens não possuem vasos sanguíneos e, por isso, sua nutrição é feita por vasos sanguíneos presentes no pericôndrio, tecido conjuntivo que envolve o tecido cartilaginoso. Vale destacar que o tecido cartilaginoso também pode receber nutrição por meio do líquido sinovial presente nas cavidades das articulações.

O que torna a cartilagem fibrosa ser intermediária?

Esta é uma cartilagem na qual a matriz contém fibras elásticas e lâminas de material elástico, além das fibrilas de colágeno e da substância fundamental. O material elástico confere maior elasticidade à cartilagem, como a que se pode ver no pavilhão da orelha.

Como ocorre a diferenciação da cartilagem?

  • As células, ainda que isoladas, mantêm a sua capacidade de replicação, o que leva à formação de aglomerados de condrócitos dentro de cada lacuna, estes aglomerados são chamados de grupos isogênicos . É também importante referir que a diferenciação da cartilagem ocorre centrifugamente.

Qual é a cartilagem?

  • Cartilagem. A cartilagem ou tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo de consistência rígida, mas flexível e elástico. Esse tipo de tecido não possui vasos sanguíneos, vasos linfáticos ou nervos. Por isso, é considerado um tecido avascular.

Como classificar o tecido cartilaginoso?

  • O tecido cartilaginoso pode ser classificado em três tipos de acordo com a quantidade de substâncias intersticiais e a classe de fibras que apresentam, sendo: Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo.

Qual a causa do desgaste da cartilagem?

  • Muitas doenças estão associadas ao desgaste da cartilagem. Como exemplos temos a artrose, a osteoartrose e a osteoartrite. Essa última é a doença reumática mais comum, provocada pela lesão da cartilagem articular, que altera sua espessura. Observe que uma vez que a cartilagem não possui nervos, não causa dores.

Postagens relacionadas: