Como se forma uma ligação covalente?
Índice
- Como se forma uma ligação covalente?
- O que é ligação covalente dativa ou coordenada?
- Quando ocorre uma ligação covalente coordenada?
- O que se forma em uma ligação covalente?
- Quantas ligações faz o S?
- Que tipos de elementos químicos participam das ligações covalentes?
- Como representar a ligação coordenada?
- O que é uma ligação covalente comum e com quem ocorre?
- Como ocorre a ligação covalente?
- Qual é a ligação covalente do cloro?
- Por que a ligação covalente é implícita?
- Qual a diferença entre eletronegatividade e covalente?

Como se forma uma ligação covalente?
A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.
O que é ligação covalente dativa ou coordenada?
Ligação covalente dativa, também conhecida como ligação semipolar, ligação covalente coordenada, ou simplesmente como ligação dativa ou coordenada, é descrita como uma ligação covalente entre dois átomos, na qual os dois elétrons compartilhados provêm do mesmo átomo.
Quando ocorre uma ligação covalente coordenada?
A ligação covalente coordenada ocorre somente se o átomo que é responsável pela doação de elétron(s) estiver estabilizado de acordo com a regra do octeto, ou seja, primeiramente ocorre o compartilhamento dos elétrons com um átomo, até que ambos estejam estáveis, para somente após esta estabilização ocorrer a doação do( ...
O que se forma em uma ligação covalente?
A ligação covalente é um tipo de ligação química realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semimetais que compartilham entre si pares de elétrons.
Quantas ligações faz o S?
O elemento químico fósforo (P) pertence ao terceiro período da Tabela Periódica e à família do Nitrogênio (VA). Por essa razão, seus átomos realizam normalmente três ligações químicas para atingir a teoria do octeto (estabilidade).
Que tipos de elementos químicos participam das ligações covalentes?
A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.
Como representar a ligação coordenada?
Já o oxigênio possui 6 elétrons na camada de valência e precisa receber 2 elétrons para ficar com a configuração do gás nobre neônio. Veja que a ligação covalente coordenada pode ser representada por um traço, assim como a ligação covalente comum.
O que é uma ligação covalente comum e com quem ocorre?
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.
Como ocorre a ligação covalente?
- No texto Ligação Covalente, vimos que esse tipo de ligação química ocorre quando há o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais. Agora veremos um tipo especial de ligação covalente, a ligação covalente dativa, também chamada de ligação covalente coordenada.
Qual é a ligação covalente do cloro?
- Na formação do gás cloro (Cl 2), há o compartilhamento de um elétron de cada átomo de Cloro: Ligação covalente dupla Neste tipo de ligação covalente, os átomos “dividem” dois elétrons de cada elemento buscando a estabilidade de ambos, de acordo com a regra do octeto.
Por que a ligação covalente é implícita?
- A ligação covalente está implícita na estrutura de Lewis, indicando elétrons compartilhados entre átomos. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrónica mais estável.
Qual a diferença entre eletronegatividade e covalente?
- Caso você tenha acesso as informações de eletronegatividade (valores tabelados), nós iremos por outro caminho. Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente.