adplus-dvertising

Como é feito o exame de raio X do tórax?

Índice

Como é feito o exame de raio X do tórax?

Como é feito o exame de raio X do tórax?

O raio X do tórax é realizado em clínicas de imagem por técnicos especializados em radiologia. Para a realização do exame, o paciente é posicionado de pé no equipamento de raio X. O técnico que acompanha o procedimento pode solicitar que a pessoa respire profundamente, enchendo o peito de ar e segurando a respiração.

O que é um exame radiografia?

Os exames de raios X ou radiografias fornecem imagens dos ossos e certos órgãos e tecidos. As radiografias são muito boas para detectar problemas ósseos. A radiografia é um exame rápido, fácil de ser realizado e mais barato do que outros exames de imagem. Alguns exames de raios X podem ser realizados usando contraste.

O que acontece no exame de raio X?

Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.

O que é radiologia para que serve?

A radiologia é a especialidade médica que, como o nome diz, utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças. O médico desta área é o radiologista que, após formado em medicina, ainda realiza residência médica nesta especialidade, com duração de 3 a 6 anos.

Qual a diferença de raio xe radiografia?

A radiografia se refere ao exame de raio X, que mostra partes internas do organismo. Existem radiografias específicas que, com o tempo, ganharam outros nomes, como a mamografia (radiografia das mamas). Raio X e mamografia fazem parte de uma das áreas da radiologia, chamada radiologia médica.

Quantas radiografias uma pessoa pode fazer?

Não há número máximo de procedimentos por ano. Segundo Alair Santos, 1º secretário do Colégio Brasileiro de Radiologia, as radiografias devem ser feitas quando resultarem em benefício para o paciente e as exposições devem ser ajustadas a um valor mínimo que permita uma boa qualidade da imagem.

Qual é a importância de uma radiografia?

A radiografia serve para diagnosticar fraturas, cáries nos dentes, bloqueio de vasos sanguíneos, pneumonia (infecção nos pulmões), tumores e outros males. Por ser um exame barato, simples, rápido, não invasivo e indolor, o raio X faz parte da rotina em qualquer unidade de saúde.

Como deve ser realizado o raio-X?

  • O Raio-X só deve ser realizado em grávidas em casos emergenciais, em que os benefícios superem os riscos. Outra precaução que deve ser levada em conta é a utilização de um avental de chumbo para proteção das partes do corpo que não forem radiografadas, principalmente os testículos, ovários e tireóide.

Qual a importância do Raio-X no diagnóstico médico?

  • O Raio-X é um dos exames de imagem menos complexos e também mais solicitados por médicos no mundo todo, seja em clínicas ou hospitais. Geralmente, é a partir do exame que o primeiro diagnóstico é obtido. A seguir, explicaremos melhor sobre a importância do exame de Raio-X no diagnóstico médico.

Como foi descoberto o raio X?

  • O especialista explica que o raio X foi descoberto pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen no final do século XIX. “Ele já vinha trabalhando a luminescência da radiação e percebeu que ao posicionar objetos contra uma chapa fotográfica, estes emitiam uma luminosidade diferente, chamando esse fenômeno de ‘raios X’ – nome utilizado até hoje”.

Quais os riscos do Raio X?

  • Possíveis riscos do raio X. A radiação liberada pelos raios X é muito baixa e, por isso, este exame é considerado seguro para a maior parte dos adultos, não existindo risco de câncer. No entanto, caso seja necessário utilizar algum tipo de contraste, existe um risco aumentado de efeitos secundários como: Sabor metálico na boca.

Postagens relacionadas: