Como é feito um teste de tração e qual a importância desse teste?

Como é feito um teste de tração e qual a importância desse teste?
O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar (Figura 1). Devido à facilidade de execução e reprodutibilidade dos resultados, este ensaio é amplamente utilizado.
Quais são os corpos de prova para o ensaio de tração?
- Suas dimensões devem ser adequadas à capacidade da máquina de ensaio; Normalmente utilizam-se corpos de prova de seção circular ou de seção retangular, dependendo da forma e tamanho do produto acabado do qual foram retirados, como mostram as ilustrações a seguir. Corpos de prova para o Ensaio de Tração.
Quais são os sinais e sintomas desse teste?
- Sinais e sintomas: nesse teste o paciente refere uma dor muito forte no momento da extensão da perna, pois nesse momento ocorrerá a passagem do menisco lesionado sobre o côndilo femoral. Posição do paciente: caminhar agachado imitando um pato.
Quais os resultados obtidos através do ensaio de tração?
- Os resultados obtidos através do ensaio de tração são “plotados” (fornecidos pela própria máquina de ensaio) em um gráfico chamado de tensão x deformação (σ x ε). A partir da análise do diagrama Tensão x Deformação, podemos destacar pontos importantes que merecem ser estudados.
Qual a importância do teste de tensão de Engenharia?
- A ênfase principal é sobre o comportamento mecânico durante o teste de tensão de engenharia, que é amplamente utilizado para fornecer informações básicas sobre o projeto resistência dos materiais e como um teste de aceitação para a especificação de materiais. Curvas típicas tensão-deformação, apresentadas abaixo, comparam três materiais.