Como é feita a radioterapia da tireoide?
Índice
- Como é feita a radioterapia da tireoide?
- Como tomar iodo para tireoide?
- O que é o iodo-131?
- Como realizar o tratamento com iodo radioativo?
- Qual a maior parte do iodo radioativo?
- Como funciona o tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide?
- Será que a radiação do iodo pode contaminar outras pessoas?

Como é feita a radioterapia da tireoide?
A radioterapia utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas que formam um tumor. Esse tipo de radioterapia é frequentemente usado no tratamento do câncer de tireoide medular ou anaplásico.
Como tomar iodo para tireoide?
O tratamento com Iodo-131 é feito via oral, administrado em forma de cápsula ou líquido. Assim, pode emitir radiação gama no organismo, semelhante à utilizada em exames de raio-x e cintilografia, e radiação beta. A dose administrada deve ser decidida pelo médico, baseando-se nos exames de imagem do paciente.
O que é o iodo-131?
O iodo radioativo I-131, também chamado de radioiodo I-131, símbolo 131I é um isótopo radioativo do iodo.
Como realizar o tratamento com iodo radioativo?
- Para a realização de tratamento com iodo radioativo, são necessários alguns cuidados, antes do procedimento, que incluem:
Qual a maior parte do iodo radioativo?
- A maior parte do iodo radioativo . Para facilitar a eliminação do iodo, aconselha-se a ingestão de bastante líquido durante e alguns dias após o tratamento. é muito similar a dos raios X usados em diagnósticos médicos.
Como funciona o tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide?
- O tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide está indicado como forma de eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireoide, diminuindo o risco de recidiva do câncer. Em alguns casos, também pode ser utilizado para ajudar a eliminar metástases, e os sintomas produzidos por elas.
Será que a radiação do iodo pode contaminar outras pessoas?
- Se a radiação do iodo é capaz de contaminar outras pessoas ao seu redor, já imaginou o que ela pode causar em um feto em desenvolvimento ou em um bebê que mama no peito? Quando exposto à radiação, um feto pode desenvolver defeitos congênitos ou, até mesmo, não resistir.