Como saber se a radioterapia está funcionando?

Como saber se a radioterapia está funcionando?
Um tratamento que tenha retardado a recidiva (aumentado o intervalo livre de doença) e prolongado o tempo de vida (sobrevida global) foi efetivo.
O que acontece quando termina a radioterapia?
O término do tratamento radioterápico pode ser um momento de emoções mistas. Você provavelmente vai se sentir aliviado, mas também pode sentir ansiedade e incerteza. Nessa fase, é normal experimentar mudanças emocionais. Por isso é, importante dar-se tempo para se ajustar e lidar com elas.
Qual a duração ideal da imunoterapia?
- Nos estudos, elas têm sido usadas normalmente por até dois anos, mas a duração ideal do tratamento ainda não foi estabelecida. Os maiores risco da imunoterapia são o tratamento não funcionar e os efeitos colaterais serem muito fortes, inviabilizando esta forma terapêutica para a pessoa.
Como funciona a imunoterapia?
- Segundo a oncologista Marta Soares, coordenadora da Clínica do Pulmão do IPO-Porto, “é necessário haver um bom estado geral” para que o tratamento seja bem-sucedido. Conheça, resumidamente, as várias formas de funcionamento da imunoterapia:
Como a imunoterapia substitui os tratamentos convencionais?
- Para alguns tipos de cancro, como o melanoma, a imunoterapia já substituiu os tratamentos convencionais, como a quimioterapia. No entanto, para outros tipos de cancro, irá provavelmente constituir uma alternativa terapêutica, não substituindo totalmente tratamentos como a quimioterapia e as terapêuticas-alvo.
Como aumentar a eficácia da imunoterapia?
- A imunoterapia ajuda o sistema imunológico a aumentar a sua eficácia para detetar ou atrasar o crescimento das células cancerígenas, evitando assim que o cancro se espalhe, e contribui para aumentar a sua eficácia na eliminação de células cancerígenas.